Nessa terça-feira (14), representantes da Defesa Civil Municipal de Teresina (Semdef) e da Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) estiveram reunidos para dialogar sobre estratégias de prevenção baseadas no uso de ferramentas educacionais nas escolas municipais da capital.
Durante a reunião foram discutidas ações e maneiras de prevenção, utilizando ferramentas educacionais. Pensando nisso, a proposta visa construir um projeto-piloto, para atuação do ‘Programa de Educação para Redução de Riscos e Desastres’, tendo como objetivo a promoção de ações e capacitação de professores, com a metodologia da educação com foco na redução de riscos e desastres. Inicialmente, o programa está sendo idealizado para ser implantado em Teresina, podendo abranger, depois, todas as regiões do Piauí.
O secretário da Semdef, Carlos Ribeiro, capacitar os educadores é o passo inicial, feito isso, serão realizadas ações dentro da comunidade. “O programa inicialmente contará com a capacitação de educadores na metodologia da educação na redução de riscos e desastres e, posteriormente, com a organização de núcleos comunitários de Defesa Civil nas comunidades mapeadas como de risco”, destacou o secretário Carlos Ribeiro.
Na oportunidade o secretário da SEMDEF, ainda destacou a importância da Defesa Civil para Teresina e todo o estado do Piauí, e salientou a necessidade da parceria entre as pastas para ações futuras. “Estamos aqui satisfeitos com a presença do professor Werton Costa, da Defesa Civil do Estado, proporcionando uma reunião para alinhar a parceria entre as pastas. Sabemos da importância que tem a Defesa Civil para o município e ao Estado, concretizando essa parceria para dar maior segurança e tranquilidade à população teresinense”, pontuou.
O Assessor Técnico da Defesa Civil do Estado, Werton Costa, ressaltou a importância da iniciativa compartilhada em parceria com a Defesa Civil Municipal.
“Nós estamos iniciando uma parceria muito importante, que chamamos de ‘Programa de Educação para redução de riscos’. É uma iniciativa inovadora do Estado do Piauí, que será uma iniciativa compartilhada entre a Defesa Civil do Estado do Piauí e a Defesa Civil Municipal de Teresina. Falamos em iniciativa compartilhada, porque será um programa piloto, será uma experiência inovadora e Teresina tem uma grande expertise nas ações de Defesa Civil, já tem um mapeamento mais detalhados das áreas de riscos, onde tem uma rede educacional capilarizada, o diferencial deste programa é trabalhar com educadores e toda a comunidade das escolas que estão inseridas nessas áreas. É um amplo programa criando uma cultura preventiva de riscos”, explicou.
Ainda de acordo com o Werton Costa, a ideia inicial é capacitar os educadores na metodologia de educação para redução de riscos e depois a defesa civil municipal vai fazer um trabalho para capitalizar essa ação dentro da comunidade a partir dos núcleos de defesa civil. Para a Defesa Civil do Município, sob a coordenação de Carlos Ribeiro, um dos objetivos é a capacitação da população quanto à prevenção de riscos que podem acontecer.
Ver todos os comentários | 0 |