O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), assinou nesta quarta-feira (27) um decreto que determina a obrigatoriedade do uso de máscaras em todos os estabelecimentos de saúde, em decorrência do aumento de notificações de casos de covid.
Também será obrigatório o uso de máscaras por pessoas que tenham testado positivo para a doença ou que tiveram contato recente com alguém doente. Quem estiver com sintomas também deverá usar a proteção facial. A determinação não vale para crianças menores e pessoas incapazes de manusear a máscara adequadamente.
O novo decreto assinado pelo prefeito altera o Decreto 22.200, de 7 de março de 2022, considerando os indicadores em Teresina e as recomendações atualizadas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre o uso de máscaras em serviços de saúde.
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) recomenda o uso de máscaras em pessoas sob maior risco de desenvolver formas graves de covid: idosos, gestantes, puérperas, imunocomprometidos, transplantados e portadores de câncer, acidente vascular cerebral, doença renal crônica, doenças pulmonares crônicas, cardiopatia grave, hepatopatia crônica, diabetes mellitus não controlado e obesidade.
Segundo a FMS, o Painel Situacional da 51ª semana epidemiológica emitido pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde revelou um aumento de 132% de casos confirmados de covid na capital.
Atualmente, há 33 pacientes com covid internados, todos estáveis. Também não foram registrados óbitos de residentes de Teresina desde o início do novo surto da doença.
As visitas a pacientes hospitalizados nas unidades de saúde do Município serão limitadas a um visitante por dia e a, no máximo, duas horas por dia.
Ver todos os comentários | 0 |