O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou 13.449 procedimentos cirúrgicos de janeiro a outubro deste ano, um aumento de 16,81% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados são do Núcleo Integrador de Avaliação e Vigilância em Saúde (NIAVS) do HGV.
Para a diretora do HGV, Nirvania Carvalho, o aumento deve-se ao compromisso do Governo do Estado e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) em agilizar o fluxo de cirurgias e, com isso, reduzir o tempo de espera por um procedimento no hospital.
“Foram aumentadas as salas cirúrgicas, estamos realizando cirurgias inclusive aos sábados e feriados, por exemplo. O que vem otimizando o fluxo de cirurgias e reduzindo o tempo de espera para o paciente. Todas essas medidas fazem parte do Programa Saúde em Dia do Governo do Estado", disse a diretora.
Segundo os dados do relatório, o maior volume cirúrgico foi na área de ortopedia com 3.101 procedimentos realizados, seguido da cirurgia geral com 1.538, da neurocirurgia com 1.470 cirurgias, oftalmologia com 1.271 e urologia com 1.251, além dos procedimentos na área de Otorrino que somaram 1.146 e cirurgia vascular com 1.081.
Para o superintendente de média e alta complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo, o governo tem trabalhado para garantir a ampliação dos serviços nos hospitais estaduais.
"Estamos investindo em nossos hospitais e o resultado está aparecendo, como o aumento no número de cirurgias em nossas unidades de saúde, aumento do número de consultas ambulatoriais, beneficiando diretamente a população", afirmou.
Ver todos os comentários | 0 |