Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Membros do Bonde dos 40 viram réus por matar rival com 34 tiros em Teresina

Denúncia do Ministério Público foi recebida pela juíza Luciana Rocha Damasceno Cavalcante.

A juíza Luciana Rocha Damasceno Cavalcante, da 1ª Vara do Tribunal Popular do Júri da Comarca de Teresina, recebeu denúncia do Ministério Público do Piauí contra sete membros do Bonde dos 40, acusados de executar um rival, identificado como Fábio Cesar da Silva Morais, com 34 disparos de arma de fogo, no dia 1º de abril de 2022, na zona sul de Teresina. A denúncia foi recebida no dia 20 de novembro deste ano.

Os membros da facção que foram para o banco dos réus são: Antônio de Deus Pereira Neto, vulgo “Fantasmão”; Matheus Pierre dos Santos, vulgo “Guerreirinho”; Guilherme de Morais Duarte, vulgo “Guigui”; Jardielson dos Santos Souza, vulgo “Dielsinho”; Robert da Silva Sousa, vulgo “Robin Oião” ou “Tubarão”; Caio Henrique Pereira de Carvalho, vulgo “Caio Anônimo” e Daniel Barros do Nascimento, vulgo “Catita”.


Foto: Alef Leão/GP1Pichação do Bonde dos 40
Pichação do Bonde dos 40

Na decisão, a magistrada pontua que a deflagração da ação penal é necessária, pois a materialidade do fato é representada por elementos colhidos durante a investigação, como a Recognição Visuográfica de local de Crime e Laudo de Exame Cadavérico da vítima.

Além disso, a juíza Luciana Rocha Damasceno acrescenta na decisão que os indícios de autoria se encontram evidenciados pelos documentos e depoimentos colhidos durante a investigação criminal.

Detalhes do crime

Fábio César da Silva Martins, conhecido como Fábio Cocada, foi brutalmente assassinado com 34 disparos de arma de fogo em 1° de abril de 2022. O crime ocorreu na Vila Santa Cruz, no bairro Promorar, após Fábio receber uma ligação de um dos acusados para ir até uma residência.

As investigações do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) revelaram que a vítima não queria se integrar ao Bonde dos 40, preferindo negociar de maneira independente com as organizações criminosas, o que causou desconforto no grupo.

Assassinatos em série

A morte de Fábio Cocada marcou o início de uma série de homicídios na zona sul de Teresina, liderada por um indivíduo conhecido como Fantasmão. Este grupo criminoso adotou um modus operandi semelhante ao usado no assassinato de Fábio, resultando na execução de várias outras pessoas.

O alto comando do Bonde dos 40 em São Luís, capital do Maranhão, percebeu que o grupo de Fantasmão estava executando os próprios membros da facção. Isso levou os quatro acusados a serem jurados de morte pelo conselho disciplinar do Bonde dos 40.

Apesar de estarem jurados de morte, os acusados conseguiram escapar das mãos da facção. No entanto, acabaram sendo presos pelo DHPP. Ainda que a justiça tenha sido feita, a série de assassinatos deixou uma marca indelével na comunidade.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.