O juiz Cleber Roberto Soares de Souza, da Vara Única da Comarca de Ribeiro Gonçalves, negou pedido de liberdade e manteve a prisão preventiva de Lúcio Batista Fialho, acusado de envolvimento na chacina que deixou quatro pessoas mortas em Baixa Grande do Ribeiro, no Sul do Piauí, em abril deste ano. A decisão é do dia 9 de novembro.
Lúcio Batista é acusado de fornecer as armas utilizadas no assassinato de Luiz Pedro Dalcin, seus dois filhos, Luiz Antônio Dalcin e Gustavo Dalcin, além do funcionário da família, Leonilton Sousa da Silva.
Segundo o Ministério Público, Jhon Lennon dos Santos Abreu foi o mandante da chacina, tendo contratado Velton Avelino de Sousa e Euton Marcos Santos Lira para executar o crime. Todos eles se tornaram réus no dia 4 de julho deste ano, após a Justiça receber a denúncia do órgão ministerial. Apenas Lúcio Batista e John Lennon estão presos, enquanto os dois últimos seguem foragidos.
Pedido de liberdade
Ao analisar o pedido de liberdade formulado pela defesa de Lúcio Batista, o juiz Cleber Roberto entendeu que a liberdade do réu representa um risco à ordem pública.
“Entendo que, neste momento processual, se revelaria temerária a concessão da liberdade. Assim, como anteriormente ressaltado, a peça defensiva não goza de elementos, por ora, para ensejar neste juízo conclusão em sentido diverso. Ante o exposto indefiro o pedido de revogação da prisão cautelar e mantenho o decreto de prisão preventiva de Lúcio Batista Fialho, para fins de garantir a ordem pública”, decidiu o magistrado.
Desmembramento
Na mesma decisão, o juiz determinou o desmembramento do processo, considerado que dois dos quatro réus estão foragidos. “Considerando a presença de diversas testemunhas e dos dois réus foragidos, é conveniente o desmembramento do feito, a fim de garantir a celeridade e razoável duração do processo para os réus presos. Ante o exposto, determino o desmembramento do presente feito em relação aos réus Euton Marcos Santos Lira e Velton Avelino de Sousa”, concluiu.
Relembre o caso
Luiz Pedro Dalcin, 61 anos, seus dois filhos, Luiz Antônio Dalcin, 34, e Gustavo Dalcin, 36, além do funcionário da família, Leonilton Sousa da Silva, 33 anos, foram vítimas de uma chacina na manhã do dia 23 de abril de 2023, dentro de uma residência em Baixa Grande do Ribeiro.
Outras duas pessoas que estavam no local conseguiram escapar. Segundo a Polícia Militar, as seis pessoas estavam no interior do imóvel, dormindo, quando foram acordadas por criminosos encapuzados. Os bandidos levaram as vítimas para uma área mais ampla da residência e efetuaram os disparos de arma de fogo.
Ver todos os comentários | 0 |