O governador Rafael Fonteles, acompanhado do vice-governador Themístocles Filho e do secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, inaugurou na manhã desta quinta-feira (16) a nova Unidade Integrada da Segurança Pública, localizada no Complexo Turístico do Cabeça de Cuia, no Encontro dos Rios, na zona norte de Teresina.
A solenidade contou ainda com as presenças do delegado geral da Polícia Civil, Luccy Keiko, do comandante geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Scheiwann Lopes, e demais autoridades. O local, considerado um dos pontos turísticos mais visitados da capital, passará a contar com o reforço de policiais militares, civis e bombeiros, com atendimento 24 horas.
Rafael Fonteles destacou as ações que têm desenvilvido na área da Segurança Pública, que estão permitindo ampliar o combate às ações criminosas em todo o estado, sobretudo, na Capital. "Nós estamos investindo muito na Segurança Pública, não apenas com o aumento do efetivo da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros, mas, sobretudo, nessa lógica de integração entre as polícias e você está vendo essa Unidade Integrada de Segurança Pública, que está sendo entregue em um local de grande circulação e que vai facilitar, portanto, o atendimento à população em caso de ocorrências, vai facilitar também a resolutividade de eventuais crimes que sejam cometidos, mas o principal, demonstrar a presença policiais em todas regiões, em todas as comunidades da cidade de Teresina, da área metropolitana, do litoral e do interior do estado", pontuou.
De acordo com o vice-governador Themístocles Filho, o Governo do Estado tem investido na contratação de mais policiais, que estão sendo distribuídos em todo o estado e, por isso, novas ações, como a implantação de unidades integrada de Segurança passaram a ser executadas, iniciando em Teresina. “O problema de Segurança Pública não é só no Piauí, é em todo o nosso país. O governador Rafael está investindo na contratação de mais homens e mulheres para a Polícia Militar e, neste momento, o que nós estamos fazendo aqui é colocar no mesmo local, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Militar em um dos lugares mais bonitos da nossa capital, que é o Encontro dos Rios. Nas pesquisas que fazemos, o problema da Segurança Pública é observado nas maiores cidades do Piauí e tem chegado em Picos, Parnaíba, Floriano, por exemplo. Então temos que ter essa preocupação como um todo. E tem também um problema no Brasil, que é o problema da droga, que está em quase todas as cidades do nosso território nacional e, claro, está no Piauí, isso potencializa a criminalidade”, explicou o vice-governador Themístocles Filho.
Conforme o secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, o objetivo é que as Unidades Integradas de Segurança Pública se estendam para todas as áreas da Capital, além da zona leste e zona norte. “Aqui é onde a cidade de Teresina nasceu, é nosso grande ponto turístico, que recebe um fluxo de turistas muito grande e precisava dessa atenção na Segurança Pública. Nós vamos ter as três forças Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar. A ideia é ter uma unidade dessa em cada zona de Teresina, principalmente, em lugares com grande fluxo de pessoas. Então, a gente vai colocar uma na zona sul e uma na zona sudeste, na zona norte e no Encontro dos Rios e na zona leste, onde a gente já colocou ali na região dos shoppings”, pontuou o secretário Chico Lucas.
A nova unidade também servirá como base de apoio para o policiamento fluvial, através do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA), onde serão realizadas ações educativas, patrulhamento preventivo para a preservação, fiscalização e combate aos crimes ambientais.
Os recursos para execução da obra são oriundos do Tesouro Estadual, na ordem de R$ 390 mil. Ao todo, a estrutura possui ambientes climatizados, sendo duas salas para atendimento ao público, alojamento para os policiais, banheiro, copa, além de uma área de convivência e área cultural e estacionamento para viaturas. Toda a estrutura com internet, computadores e mobílias estão dentro dos padrões para efetividade das atividades policiais.
Ver todos os comentários | 0 |