Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Segunda edição do Teresina Open acontece nos dias 28 e 29 de outubro

O Teresina Open II vai acontecer nos dias 28 e 29 de outubro, no colégio CET, no bairro Mocambinho.

A Capital piauiense vai receber nos próximos dias 28 e 29 de outubro, a segunda edição do campeonato teresinense de cubo mágico, o Teresina Open II. A competição é licenciada pela Associação Mundial de Cubo Mágico (WCA – sigla em inglês), e por isso é um campeonato oficial. O torneio vai ser realizado no colégio CET, localizado no bairro Mocambinho.

O evento é organizado pela comunidade de Cubo Mágico do Piauí e pelo professor de matemática, Huérllen Vicente da Silva Lemos. O Teresina Open II vem com objetivo difundir a prática do cubo mágico para mais pessoas e também busca trazer a união e diversão entre os competidores.


Foto: Divulgação/AscomCampeonato de Cubo Mágico Teresina Open II
Campeonato de Cubo Mágico Teresina Open II

Para o professor Huérllen, o campeonato não está limitado a apenas a rigorosidade de montar o cubo, mas também como um momento de interação entre os participantes e o espaço para a expressão criativa. Além disso, o torneio possui um papel de relevância no âmbito educacional, ao estimular o pensamento rápido e lógico.

“A diversão é um elemento fundamental, pois o campeonato não se limita a uma competição rigorosa, mas também serve como um espaço para a expressão criativa, resolução de quebra-cabeças e interação amigável. Os competidores e entusiastas se reúnem para compartilhar suas paixões e celebrar a diversidade de abordagens para resolver o Cubo Mágico”, pontuou o professor.

Confira as modalidades

Sábado (28)

1- 4x4x4;

2- Pyraminx (cubo em formato de pirâmide);

3- Skewb;

4- Clock;

5- square-1;

6- olhos vendados (BLD)

Domingo (29)

1- 2x2x2;

2- 3x3x3 (tradicional);

3- 3x3x3 com uma mão (OH)

Entenda como o campeonato funciona

Os inscritos para cada modalidade serão chamados para as suas respectivas categorias, na ordem, para a montagem do cubo. Na mesa, haverá um juiz ao lado do cubista com um cronômetro na mão. Ele fica responsável por avaliar o participante durante a montagem e notificar a organização em caso de irregularidades.

Ainda na mesa, haverá um cronômetro para o cubista marcar o seu tempo e mais um relógio visível ao público. O cubo do cubista passa por um embaralhamento que é sorteado pelo delegado do torneio (pessoa representante da WCA e que fiscaliza todo o campeonato). Em seguida, o cubo é entregue ao cubista em um pote e um papel para o juiz anotar os tempos do competidor.

Antes da montagem, o competidor tem direito a 15 segundos para ver como o cubo está embaralhado. Depois disso, devolve à mesa, inicia o cronômetro e começa a montar. Ao término, deve parar o cronômetro e assinar a lista do tempo. O cubo é entregue de volta a equipe de embaralhamento e depois volta para o cubista em uma nova tentativa. Ele tem até cinco chances para resolver o cubo em menos tempo.

Ao final da rodada, os cubistas com os menores tempos e bem colocados, passam para a próxima rodada. Isso segue até a final. Ao final terá a premiação em medalhas e troféu para o vencedor. Todos os participantes receberão certificados e brindes.

O cubista registrado na WCA, pode acompanhar tudo pelo site, inclusive o seu ranking em torneios e os melhores tempos.

Em uma das modalidades, pode haver pequenas alterações durante a montagem. Um exemplo é a BLD, onde o cubista resolve sem olhar para o cubo. O tempo começa a contar a partir da inspeção. Depois de analisar, ele abaixa a venda e só deve tirar depois de terminar a montagem. Vence o cubista que conseguir montar o cubo e em menos tempo.

Inscrição

Para realizar a inscrição, os interessados podem se dirigir ao site da WCA clicando aqui, onde vão se inscrever na modalidade desejada e fazer o cadastro. Além disso, é necessário pagar uma taxa de R$ 20,00, para participar. Também é possível fazer a inscrição no dia do campeonato.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.