Dados do último boletim de 2022 do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública - COE Teresina - mostram que a capital teve uma redução de 49% nos casos confirmados da covid-19, no período de 25 a 31 de dezembro. Com esse número, Teresina voltou à faixa verde de transmissão do novo coronavírus, o que significa baixo nível de transmissão.
Segundo informações da Fundação Municipal de Saúde (FMS), na última semana do ano, a capital registrou uma queda de 38% nos casos de síndromes gripais, além de um decréscimo em 57% nas internações por síndrome respiratória aguda grave.
O boletim aponta ainda que o número de óbitos está estável, em uma média de cinco por semana, além de uma redução de 13% na demanda por testes RT-PCR, que tiveram queda na positividade, passando de 21% para 6%. Já a demanda por teste rápido de antígeno sofreu uma queda de 44%, com uma positividade estável em torno de 53%.
“Seguindo a tendência esboçada nas semanas anteriores, o número de casos continua caindo, as internações começaram a reduzir e os óbitos estabilizaram. A expectativa é que os óbitos também diminuam nas semanas seguintes”, destacou o coordenador médico do COE, Walfrido Salmito.
O médico infectologista explicou também que a taxa de positividade dos testes RT-PCR está próxima do recomendado pela OMS e que o percentual de positividade dos testes rápidos de antígeno está estável, em nível ainda elevado - o que pode refletir mais amplitude de testagem que a circulação do SARS-CoV-2 em si.
Ver todos os comentários | 0 |