Na manhã desta terça-feira (24), o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí realizou a solenidade de abertura do Ano Judiciário 2023, no Novo Palácio da Justiça. A abertura das atividades no Tribunal, marca a nova direção que está no comando do desembargador Hilo de Almeida Sousa.
Na sexta-feira (20), houve a retomada dos prazos processuais, audiências e sessões de julgamento, que estavam suspensas desde o dia 20 de dezembro de 2022, em virtude das férias. Durante esse período, apenas os serviços técnicos e administrativos indispensáveis ao funcionamento do Tribunal estavam funcionando. Já no dia 9 de janeiro, atividades administrativas e demais atividades judiciais (exceto prazos, audiências e sessões) foram retomadas. Agora, todas as atividades estão normalizadas.
O presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, o desembargador Hilo de Almeida Sousa, destacou a conquista do Selo Prata no Prêmio do Conselho Nacional de Justiça – CNJ de Qualidade 2022, e afirmou que o foco é melhorar as deficiências existentes. "Nós ainda estamos na lua de mel de uma conquista memorável que foi o Selo Prata, quase fomos Selo Ouro, estamos em um ciclo de crescimento. Evidentemente nós somos muito otimistas e vamos atrás do ouro. Nós temos alguns desafios e o nosso plano de gestão que está sendo formatado é muito ousado e evidentemente vai necessitar de todos os atores que mencionei no meu discurso. Sorte que estamos sempre querendo melhorar", declarou.
A solenidade contou com a presença do prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, que argumentou sobre a importância do Poder Judiciário. “Os poderes devem andar harmônicos, o executivo municipal o qual eu represento, o legislativo e o judiciário. O poder tanto no Piauí, como no Brasil, cumpre muito bem seu dever. Eu cumpro com meu dever e quando não há o cumprimento das devidas regras democráticas, o Poder Judiciário age”, afirmou.
Como também, o deputado estadual do MDB, Henrique Pires, marcou presença na cerimônia. “É importante essa cordialidade entre os poderes, então toda vez que o legislativo é chamado para participar de uma solenidade oficial no Tribunal de Justiça, nós estaremos sempre presentes e discutindo aquilo que é importante para o Piauí”, falou sobre a participação da justiça nas discussões sobre o estado.
O presidente da Ordem dos Advogados do Piauí, Celso Barros, também esteve na ocasião e citou a parceria entre os dois órgãos. "A OAB estará sempre acompanhando o cotidiano das ações do Poder Judiciário, visando sempre levar justiça a todo estado do Piauí. Notadamente, as comarcas do interior do estado que estão com problemas de ausência de magistrados e questão da estrutura física também. São discussões que a gente sempre aborda aqui no tribunal, visando sempre levar justiça para todo cidadão piauiense", mencionou.
Ver todos os comentários | 0 |