Os moradores do bairro Novo Horizonte e do Conjunto Manoel Evangelista, localizados na zona sudeste de Teresina, vivem sob a aflição e o temor de ter seus queridos animais de estimação mortos por envenenamento. Nesta terça-feira (24), o GP1 recebeu denúncias relatando que pedaços de alimentos embutidos com comprimidos de veneno dentro estão sendo jogados dentro das residências e o crime já vitimou quatro animais.
Em entrevista à nossa reportagem, uma moradora do Novo Horizonte, que preferiu não se identificar, afirmou que o crime é recorrente e que o cachorrinho de sua mãe morreu nesse domingo (22), assim como dois gatinhos de rua que consumiram os alimentos envenenados. Além deles, o dálmata de sua vizinha também foi vítima, mas sobreviveu e está internado em uma clínica veterinária, em estado grave.
"Há alguns meses atrás começaram a jogar pedaços de salsichas, calabresas, com os pedaços de comprimidos dentro desses embutidos, nos terraços e quintais das casas na intenção de envenenar os cachorros e gatos das casas e das ruas. Houveram várias tentativas e chegou a morrer agora no domingo o cachorro da minha mãe, jogaram no quintal da casa dela uma salsicha com comprimido esfarelado dentro da salsicha. O cachorro da vizinha segue internado em estado grave e morreram dois gatinhos de rua também envenenados", narrou a jovem.
Diante da situação, a moradora do Novo Horizonte, desabafou que a vizinhança está mantendo seus animais de estimação dentro de casa, porém, o sentimento é de temor que ocorra uma tragédia ainda mais grave, visto que há crianças entre os residentes e há risco de alguma delas consumir os alimentos envenenados.
"Fora os pedaços de salsichas e calabresas envenenados que jogam, também jogam pedras nos animais, tentam acertar os animais com pedras e a vizinhança está aterrorizada não sabe quem anda fazendo isso e não sabem mais o que fazer porque já foi denunciado várias vezes e continuam fazendo. É muito triste a crueldade com o que vem acontecendo no Novo Horizonte e no loteamento Manoel Evangelista. As pessoas estão tendo que guardar seus cães dentro de suas residências porque estão com medo deles morrerem, sem falar o risco que há de alguma criança pegar e colocar um alimento desses e colocar na boca, é um risco muito grande o que está havendo na região", expressou a cidadã, indignada.
Denúncia
O GP1 entrou em contato com o delegado Willame Moraes, titular da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), que afirmou para a nossa reportagem que não há denúncias registradas na delegacia sobre o caso. Além disso, ele detalhou como deve ser o procedimento para os cidadãos formalizarem denúncia sobre casos de animais envenenados.
"Qualquer pessoa pode fazer sua denúncia em qualquer delegacia, inclusive no distrito da área, bem como pode vir a DPMA e fazer a denúncia pessoalmente. Pode também denunciar no Batalhão do Meio Ambiente da PM", informou o delegado Willame Moraes.
Crime
Vale lembrar que a punição para quem maltrata cães e gatos é de 2 (dois) a 5 (cinco) anos de reclusão, multa e proibição da guarda. Além disso, para quem matar animais de forma intencional, a pena pode ser aumentada em até 1/3.
Ver todos os comentários | 0 |