Após dois anos, por conta da pandemia da covid-19, voltou a ser realizado na manhã desta quarta-feira (07), na Avenida Marechal Castelo Branco em Teresina, o tradicional Desfile de 7 de setembro. O ato é realizado em todo o Brasil e comemora os 200 anos da Independência do país. De acordo com a estimativa da Polícia Militar do Piauí mais de 40 mil pessoas compareceram ao evento.
A governadora do Piauí, Regina Sousa (PT), marcou presença no evento, destacou a importância da data que comemora a Independência do Brasil e pontuou a importância de se estudar os fatos históricos que marcaram a trajetória do país.
“Eu já estive em outros desfiles, mas não poderia deixar de vir participar desse que comemora os 200 anos, de relembrar a história da gente, a história desse país, feita de altos e baixos, mas que tem uma história muito bonita para se contar para as novas gerações e para quem não estudou, assim como eu, que não estudei como deveria ter estudado e também nos livros de história não tinha a Batalha de Jenipapo, por exemplo. Então, eu aprendi vivendo e aprender a história do Brasil que é sempre recontada, consertando algumas coisas, faz o Brasil sempre maior do que é. É importante comemorar a história, quem não comemora a sua história vira um povo sem memória, é bom que as crianças saibam o que a independência não se deu sem sangue como dizem os livros e a gente viu sangue aqui na Batalha do Jenipapo, então é sempre bom a gente ir contando para que as gerações cada vez mais entenda a história e como ela foi de fato”, disse a chefe do executivo estadual.
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos) esteve presente no desfile e destacou a volta da realização do evento após dois anos com a Avenida Marechal Castelo Branco vazia, devido a pandemia da covid-19.
“Estamos retornando após dois anos de pandemia, essa é a maior comemoração, os 200 anos da Independência da República. A pandemia veio e nós estamos ultrapassando graças a Deus, graças a ciência e conseguimos esse retorno da liberdade. Hoje o dia é para comemorar a liberdade que significa o 7 de setembro para todos nós brasileiros, é uma glória, é uma vitória, é uma alegria incontestável”, pontuou o prefeito.
De acordo com o coronel Sá Júnior, comandante do Policiamento Especializado e organizador do evento, somente nas arquibancadas existem espaços para o total de cinco mil pessoas. A segurança do desfile conta com 90 PMs em viaturas e motocicletas.
“O último evento que nós fizemos aqui deu 40 mil pessoas. Nós estamos chegando a cerca desses 40 mil já ou mais. Aqui temos gente da Ponte da JK até próximo da Ponte Estaiada. As arquibancadas estão lotadas, só de arquibancada temos cinco mil lugares. Então eu acredito que nós superamos a expectativa de mais de 40 mil pessoas. O policiamento está a cargo do DGO [Departamento Geral de Operações] da Polícia Militar e nós temos 90 policiais militares, viaturas, motocicletas e acreditamos que não vai ter nenhum problema. Considerando as manifestações, que é um direito constitucional, desde que não haja atos de vandalismo todo mundo está aqui, é um momento de muita festa”, afirmou o coronel.
Mais de 30 instituições civis e militares participaram do ato. O desfile foi organizado em cinco grupos. O primeiro reuniu pessoas com deficiência, artistas, maçons e adolescentes atendidos pelo Pelotão Mirim. A pedido da governadora Regina Sousa, foi garantido espaço para apresentação de grupos culturais e folclóricos.
Todas as forças do sistema de segurança estiveram presentes no desfile, entre elas: Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF), Exército Brasileiro (EB), Corpo de Bombeiros (CB) e Guarda Municipal (GCM).
Ver todos os comentários | 0 |