A vereadora Adriana Luiza apresentou, nessa quinta-feira (01), denúncia contra o prefeito de Cocal, Raimundo Nonato Fontenele, mais conhecido como Nonatinho do Sindicato, ao Ministério Público do Estado do Piauí pelo sucateamento dos veículos da prefeitura e irregularidades na manutenção da frota veicular.
De acordo com a denúncia, no dia 16 de agosto deste ano o carro modelo Fiat Uno, da prefeitura, que levava professores da Unidade Escolar João Justino de Brito, Escola Modelo do Município, teve um princípio de um incêndio.
Consta ainda que o fato se repetiu no dia 29 de agosto quando um dos carros (modelo Fiat Uno) que transportava professores para a Unidade Escolar José Rodrigues de Almeida, na localidade Boíba, zona rural do município de Cocal, pegou fogo deixando os professores apavorados, aflitos e inseguros.
A vereadora relatou também que no mesmo dia do fato anteriormente relatado, os professores foram orientados a entrarem no mesmo no carro que pegou fogo para serem transportados até a escola. E que, ao término da aula, os próprios professores com a ajuda dos alunos tiveram que empurrar o carro para que o mesmo voltasse a funcionar.
“Os transportes encontram-se totalmente deteriorados, em péssimas condições, sobretudo expondo a risco a vida dos cidadãos civis que dele utilizam-se, bem como dos profissionais que dele precisam para se deslocar para o seu local de trabalho”, diz trecho da denúncia.
Abaixo assinado
“Oportuno também é trazer a este conhecimento que no final do primeiro semestre os professores da rede municipal de ensino, fizeram um abaixo assinado pedindo providências urgentes em relação a segurança e manutenção dos referidos transportes. E que mesmo tendo havido o período das férias escolares, nenhuma providência percebe-se ter sido tomada”, pontuou a vereadora Adriana Luiza na denúncia.
Prefeito foi notificado
Segundo consta na denúncia, o prefeito Nonatinho do Sindicato foi oficializado no dia 25 de agosto sobre a situação de abandono e deterioração em que se encontra a frota de veículos automotor da Prefeitura Municipal de Cocal para que ele procedesse de forma urgente a vistoria e manutenção de todos os transportes municipais.
Contudo, mesmo após notificada em caráter de urgência, a Prefeitura de Cocal não tomou nenhuma providência “externando total falta de respeito, responsabilidade, empatia por parte das autoridades competentes”.
Outro lado
Procurado, nesta sexta-feira (02), o prefeito Nonatinho do Sindicato negou a denúncia sobre o sucateamento da frota veicular da prefeitura. "Todas as nossas frotas sempre são revisadas, todo carro dá prego, mas nossos carros são todos revisados", afirmou.
Sobre os incidentes com os dois veículos que transportavam professores, o coordenador do transporte da prefeitura, Francisco Antônio, garantiu que nenhum deles pegou fogo. "O que aconteceu no dia 16 foi que a abraçadeira do intercooler quebrou e sacou a borracha para fora e ficou fumaçando. Sobre o fato do dia 29, o que houve foi o polo da bateria que encostou no capô e teve um mal contato, mas o carro está rodando. Nenhum deles pegou fogo, eles estão rodando normalmente", declarou.
Ver todos os comentários | 0 |