O Ministério Público do Trabalho no Piauí abriu inquérito civil para investigar denúncia contra Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Cajueiro da Praia (SINDFUP). A portaria foi assinada pelo procurador do Trabalho, José Wellington de Carvalho Soares, nessa quinta-feira (08).
De acordo com a portaria, o objetivo é apurar denúncia que o sindicato estaria atuando de maneira irregular e descumprindo as disposições do estatuto referentes à prestação anual de contas e realização de assembleia com essa finalidade.
O procurador destacou que a liberdade sindical não impede que eventuais abusos ou fraudes cometidas na administração da organização sindical sejam apurados e coibidos pela atuação do Ministério Público ou do Poder Judiciário.
Ao final, o representante do Ministério Público por considerar que as irregularidades indicadas, se confirmadas, têm repercussão coletiva e envolvem interesses transindividuais de trabalhadores, como a sonegação de direitos trabalhistas assegurados em lei decidiu instaurar o inquérito civil.
Outro lado
Nenhum representante do sindicato foi localizado para comentar a denúncia.
Ver todos os comentários | 0 |