Fechar
GP1

Betânia do Piauí - Piauí

Governo autoriza construção do frigorífico de Betânia do Piauí

O projeto objetiva fortalecer a atividade da ovinocaprinocultura na região.

O Governo do Estado autorizou a construção de um frigorífico com sala de corte de caprinos e ovinos no município de Betânia do Piauí, nessa sexta-feira (26). O valor do investimento será de aproximadamente R$ 1,1 milhão de reais, com fonte do Tesouro Estadual. O projeto objetiva fortalecer a atividade da ovinocaprinocultura não apenas no município, mas em todo o território Chapada Vale do Itaim, por meio da ASCOBETÂNIA e COOVITA.

A criação de caprinos e ovinos, por ser uma excelente opção de negócio, ajuda a manter as despesas de muitas famílias de produtores rurais, pela geração de emprego e renda, apresentando-se como uma importante alternativa para o desenvolvimento econômico-social da região semiárida do Piauí. “Essa era uma reivindicação feita pela entidades locais que agora será atendida. Não temos dúvidas que Betânia e região são um polo importante da ovinocaprinocultura e que merece nossa atenção. É a agricultura familiar que coloca comida na nossa mesa”, afirma a governadora Regina Sousa.


Segundo o diretor técnico do Projeto Viva o Semiárido da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), Clébio Coutinho, atualmente o município, através da ASCOBETÂNIA, comercializa em média 1.200 animais por mês diretamente para Teresina, onde são abatidos em parceria com frigoríficos locais.

“A construção do frigorífico será um grande avanço para favorecer a comercialização, que é uma das principais dificuldades das famílias da região. Além disso, o frigorífico vai possibilitar um maior valor agregado, através da comercialização de animais abatidos e inspecionados”, comenta.

Registrou-se no ato a presença dos vereadores de Betânia: André, Célia e Edvaldo e do presidente da Ascobetânia, Mirionaldo.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.