Acontece neste mês de setembro mais uma edição do Festival de Arte Urbana ‘Retalhos’, que conta com as participações de vários artistas urbanos da pintura e grafitagem, tanto em nível local como nacional. O projeto tem incentivo da Lei de Incentivo à Cultura, pelo Siec, e também da Equatorial Piauí.
Nesta edição, os artistas escolheram como palco a Avenida Maranhão, no centro de Teresina. O GP1 conversou com o artista WG, que explicou que o festival tem como objetivo fortalecer a arte urbana e valorizar os artistas da área. “O festival é para fortalecer os artistas da arte urbana de Teresina e, também, trazer artistas de nível nacional. Esse ano a gente escolheu a Avenida Maranhão porque além de incentivar os artistas, a gente também quer transformar uma parte da cidade que é um pouco esquecida”, detalhou.
O Festival de Arte Urbana ‘Retalhos’ vai acontecer a partir do dia 15 de setembro e deve seguir até o fim do mês. Durante este período, os artistas vão realizar pinturas e ações em várias regiões de Teresina. A ideia é renovar os ambientes e trazer uma melhor infraestrutura para a população. “Vamos realizar algumas ações simbólicas para que a arte esteja perto desses locais turísticos tão lembrados em poesia, músicas, livros, canções, e a gente também quer chegar com a arte visual sem agredir e sem tirar sua essência”, disse o artista WG.
Neste ano, o artista homenageado é Nonato Oliveira, que é referência na arte urbana. “Esse ano a gente está homenageando o grande artista piauiense Nonato Oliveira, ele é o tema da nossa logo. A gente vai fazer também uma ação com ele para homenageá-lo, porque ele é um grande muralista do nosso estado e inspiração para essa juventude”, explicou o artista WG.
Segundo Júlia Pessoa, que é executiva de comunicação externa, marketing e sustentabilidade da Equatorial Piauí, o projeto é apoiado pela empresa, em virtude da relevância social e artística que tem. Inclusive, há previsões de que nos próximos anos o Retalhos possa se expandir para outros municípios do Piauí.
"O projeto retalhos é patrocinado pelo segundo ano consecutivo pela Equatorial Piauí. Ele é um projeto que faz parte do nosso farol de apoios em função da relevância social e artística que ele tem [...] é uma satisfação grande participar apoiando projetos como o Projeto Retalhos, que valoriza a energia das cores e que tem transformado a paisagem urbana de Teresina. E nós já sabemos que existe possibilidade até de em anos seguintes expandir para demais municípios do estado", destacou Júlia Pessoa.
Investimentos em mais projetos artísticos no Piauí
Ainda conforme a executiva Júlia Pessoa, desde que a Equatorial chegou ao Piauí, em outubro de 2018, cerca de 200 projetos já foram apoiados pela empresa e R$ 18 milhões investidos em patrocínios de projetos culturais.
"A Equatorial tem a satisfação de apoiar 200 projetos desde que aqui chegamos no estado, em outubro de 2018. Já são mais de R$ 18 milhões em projetos culturais patrocinados e há uma característica dos projetos no Piauí que é uma grande capilaridade que nós temos. Então eles estão presentes em mais de 40 municípios e isso nos enche de orgulho. Ter um trabalho que vai além da nossa missão principal, que é de distribuir energia com qualidade e segurança para os municípios do Piauí, mas também fazer a diferença na cultura e na tradição do nosso estado", finalizou a executiva de comunicação externa, marketing e sustentabilidade da Equatorial Piauí, Júlia Pessoa.
Ver todos os comentários | 0 |