O Hospital de Urgência de Teresina (HUT), vinculado à Fundação Municipal de Saúde (FMS) recebeu a homologação do Ministério da Saúde para o funcionamento da Unidade de Terapia Intensiva (UTI 04).
O credenciamento de 17 leitos foi autorizado pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e oficializado, no Diário Oficial da União, por meio da portaria nº 3.209, publicada no último dia 04 de agosto.
“Fizemos adequações na estrutura física, agregamos equipamentos adquiridos durante a pandemia aos que a unidade já dispunha e tudo que a Secretaria e a Vigilância do Estado exigem para que se tenha os leitos”, destacou a enfermeira Silvia Alcântara, gerente do antigo posto 10, agora UTI 04.
A homologação fortalece a sequência de amplo atendimento a pacientes adultos potencialmente graves, a UTI 04 do HUT é habilitada como tipo II, onde constam os critérios e estrutura aceitáveis para atendimento de gravidade e entre os principais motivos de internação, estão usuários com condições clínicas (AVC isquêmicos, insuficiência renal), traumas, neurológicas e cardiológicas.
“Esses leitos já estavam sendo utilizados. Contudo, faltava um registro por parte do SUS como sendo de terapias intensivas, de forma que o custo de cada leito fosse readequado e o subsídio financeiro proporcionará melhora na administração, no que diz respeito à compra de insumos, medicamentos e outras aquisições”, explicou Fabio Marcos, diretor geral do HUT.
O recurso mensal que será acrescido pela habilitação desses leitos é de R$ 306.000,00. "O credenciamento melhora a manutenção do fluxo de recursos do hospital, garantindo atendimento a tantos pacientes que nos buscam diariamente", enfatizou Dora Soares, gerente de faturamento do Hospital.
Atualmente o HUT possui 368 leitos, divididos em: 270 enfermarias adulto, 38 enfermarias pediátrica, 17 leitos semi intensivos, 33 leitos de UTI adulto e 10 infantil.
Ver todos os comentários | 0 |