Há exatos 10 anos o Brasil e o Piauí entravam para a história nos Jogos Olímpicos de Londres. No dia 28 de julho daquele 2012, de manhã bem cedo, quem estava em frente à televisão viu a pequena Sarah Menezes se agigantar. Aos 22 anos, Sarah conquistava o primeiro ouro brasileiro naquela edição das Olímpiadas e o Brasil chegava pela primeira vez a parte mais alta do pódio na disputa feminina.
A tarefa não era fácil desde o princípio, no tatame a defensora do título e campeão em Pequim 2008, a romena Alina Dumitru. O feito de Sarah foi tão grande que, além de ser a primeira mulher brasileira a conquistar uma medalha de ouro olímpica no judô, igualou o feito de Maurren Maggi, que conquistou o ouro no salto em distância, em Pequim 2008. Relembre.
Fomos todos a treinadora Rosicleia Campos nesse momento. ????
— Jogos Olímpicos (@JogosOlimpicos) July 28, 2022
Hoje faz exatos 10 anos do ???? histórico da @sarahjudoca em #Londres2012, o 1º de uma mulher brasileira no esporte! ???????????? @timebrasil @JudoCBJ pic.twitter.com/xljFk4q1Dc
O primeiro yuko de Sarah, após muito estudo entre as duas atletas e a advertência à Dumitru mostraram à atleta piauiense o caminho a se seguir. Já com a vantagem e com o cronômetro próximo de zerar, faltando apenas 18 segundos, Sarah aplicou um wazari. No Complexo Excel de Londres, a agora campeã viu a bandeira do Piauí com as irmãs Sâmia e Samira.
Hoje, dez anos após o título, a garota do Bela Vista é técnica da Seleção Brasileira de Judô e segue na preparação dos novos judocas para Paris 2024.
Ver todos os comentários | 0 |