Após mais de dois dias de angústia a espera por um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o idoso José Garibaldi Araújo Guimarães, 60 anos, que está em coma e em estado gravíssimo, a família finalmente conseguiu uma vaga para salvar a vida de José Garibaldi. O leito foi disponibilizado no Hospital Universitário, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), através do senador Ciro Nogueira, que cobrou o cumprimento da decisão liminar da juíza Elfrida Costa Belleza Silva, determinando a imediata disponibilização de UTI ao paciente. A decisão foi expedida no plantão judiciário no último domingo (10).
Atualmente o idoso está internado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Renascença, após ser transferido do Hospital Areolino de Abreu e já está sendo preparado para ser levado ao HU.
Em entrevista ao GP1, a filha do idoso, que preferiu não se identificar, informou que já tinha perdido a esperança de conseguir um leito de UTI para o pai, já que havia percorrido praticamente todos os hospitais públicos de Teresina, e a única resposta que recebia era que não tinha vaga disponível.
“Graças a Deus, agora a noite eu recebi uma mensagem do ministro Ciro Nogueira, onde ele informava que um paciente do HU teve alta e uma vaga foi disponibilizada, meu pai vai ser transferido ainda hoje para uma UTI no HU. Eu só tenho a agradecer ao ministro Ciro por se sensibilizar com esse triste momento em que minha família está vivendo e nos ajudar. Agradeço do fundo do meu coração”, narra a filha de José Garibaldi.
Ainda de acordo com a filha, apesar da gravidade do pai, com a vaga de UTI a esperança de que ele se recupere e volte ao seio familiar foi renovada. “Agora, a esperança se renovou, e tenho fé em Deus que meu pai vai sair desse sofrimento”, finalizou a filha.
O idoso está com quadro de hipoglicemia e em estado de coma.
Decisão judicial
A família de José Garibaldi já tinha conseguido na Justiça uma liminar expedida pela juíza Elfrida Costa Belleza Silva, da Vara Núcleo de Plantão Teresina, em caráter de urgência determinando que a Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realizassem de forma imediata a transferência do idoso em ambulância adequada, com suporte de UTI, do Hospital Areolino de Abreu para o primeiro hospital onde surgisse vaga e procedessem com a internação em leito de terapia intensiva.
Ver todos os comentários | 0 |