Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Festival de Judô reúne mais de mil crianças em Teresina

O Festival Mamãe de Judô foi organizado pela Federação Piauiense de Judô após dois anos.

Fim de semana de festa e alegria para cerca de 1200 crianças que praticam Judô em Teresina. Desde a noite dessa sexta feira (03), elas estão no "Festival Mamãe de Judô". A organização é da Federação Piauiense de Judô, que comemora o retorno do evento, após ter ficado durante dois anos sem acontecer, por causa da pandemia.

"Esse festival é uma homenagem às mães, por isso acontece no mês de maio ou início de junho. Ele era realizado desde 1994 e, para nós, que preservamos a tradição do Judô, foi muito difícil não poder fazê-lo durante esse período, por causa da pandemia. Retornar agora e ver o sorriso dessas crianças é muito gratificante", disse Reginaldo Fonseca, presidente da FPIJ.


O "Festival Mamãe de Judô" está sendo realizado no ginásio de lutas Sarah Menezes, bairro Morada do Sol, zona leste da capital, e vai até o meio-dia deste domingo (05). Os participantes são crianças de 3 a 10 anos de idade, de todas as academias de Teresina. A ideia é incentivá-los em torneios, desde o início da prática do Judô. "A gente faz esse evento, como se fosse uma festa para esses alunos. Convidamos também as famílias, para que possam ajudá-los nessa motivação. Ao final, todo mundo tira foto e as crianças, com a medalha no peito, ficam muito felizes", relatou Aristófanes Sousa, da comissão técnica da Federação Piauiense de Judô.

Foto: Divulgação/AscomFestival retornou após dois anos
Festival retornou após dois anos

Além das academias e escolas da capital, também participam alunos de projetos sociais, onde as aulas são ministradas por meio de trabalho voluntário. Miguel Neto, professor de um projeto no bairro Socopo, trouxe 13 alunos para o festival.

"Para alguns, foi a primeira vez que estiveram nesse tipo de evento, até por que, antes da pandemia, o projeto ainda não existia onde eles moram. Para mim, é muito gratificante poder contribuir na formação dessas crianças e fazer parte da história delas", concluiu o professor.

Tiago Rodrigues Júnior, de cinco anos, começou a praticar Judô há quase dez meses. Ele entrou no tatame neste sábado e já conseguiu uma medalha. A mãe, Jakeline Oliveira, não escondeu a satisfação. "Nunca imaginei meu filho, nessa idade, no meio de tantos judocas. É importante para o desenvolvimento dele e vamos fazer o possível para que o Tiago nunca deixe de participar", concluiu Jakeline.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.