As ações referentes a Semana do Meio Ambiente do município de Coivaras, distante 74 km de Teresina, tiveram início nesta sexta-feira (03). O pontapé inicial foi dado pelo prefeito Marcelino Almeida, que realizou a entrega de equipamentos para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Coivaras (Semarco).
Em entrevista ao GP1, o chefe do executivo municipal anunciou a implantação da coleta seletiva em todas as regiões da cidade. "Neste dia em que se comemora a Semana do Meio Ambiente, anunciamos a coleta seletiva em todas as regiões. Já temos os carros para recolher os lixos e os caminhões compactadores", disse Marcelino Almeida, que ainda explicou como será a logística: "elaboramos uma cartilha explicando para a população o que é resíduo e o que é lixo. Iremos às casas das pessoas, mesmo nos locais mais longínquos, e vamos levar sacos para deixar com as famílias, após estarem cheios, as famílias devem ligar para a secretaria do meio ambiente e então os carros irão recolher", explicou.
O prefeito expôs ainda que a cidade, recentemente, recebeu o selo B de ICMS Ecológico e, portanto, detalhou as políticas ambientais adotadas, bem como as ações beneficentes voltadas para a população do município durante a semana.
"O município de Coivaras foi contemplado com o selo B das políticas de ICMS Ecológico e dando continuidade a esse trabalho, estamos dando a estrutura necessária para a Semarco desempenhar seu trabalho. Já temos equipamentos para medir qualidade do som, vamos trabalhar agora na qualidade da água. Estamos entregando computadores, impressoras. Também estamos colocando mais servidores qualificados, biológos e técnicos agrícolas", elencou o prefeito, que apontou também, que os famílias poderão ganhar mudas de árvores gratuitamente e, do mesmo modo, contar com serviço de remoção de árvores do tipo "ninho", e a posterior substituição pelas mudas distribuídas.
O gestor destacou também os 30 anos da Conferência ECO-92, ou RIO-92, quando foi elaborado o documento Agenda 21, em que ficou previsto que o Governo Federal ficaria responsável em políticas públicas mundiais, enquanto os municípios da federação focariam em políticas públicas locais. "É o que estamos fazendo aqui, [referindo-se a ECO-92]. Estamos prezando pela qualidade de vida da população, trabalhando nas áreas de saneamento. Estamos adotando uma política chamada universalização da pavimentação em paralelepípedo, em toda a nossa cidade, e com isso eliminando a poeira, os matos, a lama, e as águas de esgoto que correm pela sargeta. Então isso é uma política pública de saúde, em que entendemos que em pouco tempo algumas doenças oriundas dessa falta de saneamento sejam diminuídas na nossa cidade", ressaltou Marcelino Almeida.
Por sua vez, o secretário de meio ambiente do município, João Kleber, contou mais sobre as próximas ações durante a Semana do Meio Ambiente. "Iniciamos com a entrega da equipamentos da secretaria do meio ambiente, agora estamos com nosso projeto de substituição das árvores de ninho nos espaços públicos e vamos plantar jambo aqui na escola municipal Virgínia Freire. Logo mais, teremos um evento público com tema de educação ambiental, e vamos seguindo durante a semana com eventos de conscientização sobre poluição atmosférica, sobre o uso da água, para que possamos desenvolver uma consciência ecológica no município", finalizou o secretário João Kleber.
Ver todos os comentários | 0 |