O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, sancionou Lei nº 5.763, de 20 de junho, que dispõe sobre a realização de sessões de cinema específicas adaptadas a crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Clique aqui e confira a lei na íntegra
De acordo com a lei, as salas de cinema ficarão obrigadas a reservar, no mínimo, uma sessão de cinema por mês, sensorialmente adaptadas a crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares.
Durante as sessões especiais não serão exibidas publicidades comerciais e devem contar com iluminação reduzida a meia luz, o som deverá ser também reduzido a um volume mais baixo e a refrigeração deverá ser controlada, a fim de proporcionar mais conforto aos usuários portadores de Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Consta ainda que as crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista e seus familiares, mediante pagamento de ingresso nos mesmos valores das sessões comuns, terão acesso irrestrito à sala de exibição, com liberdade para circular na sala, ou mesmo sair e voltar.
As sessões deverão ser identificadas com o símbolo mundial do espectro autista, que será afixado na entrada da sala de exibição, em local de fácil visualização.
A lei é de autoria do vereador Vinício Ferreira e foi publicada o Diário Oficial dessa segunda-feira (27). A lei entrará em vigor 180 dias após a publicação.
Ver todos os comentários | 0 |