A IFAB (Internacional Football Association Board), órgão que regula as regras do futebol, definiu na última segunda-feira (13), em reunião realizada no Catar, a decisão de deixar por definitivo as cinco substituições durante partidas oficiais de futebol. A mudança passará a vigorar a partir do dia 1° de julho.
Antes a medida era apenas provisória, e passou a valer em maio de 2020 para o bem-estar dos jogadores em meio ao período mais crítico da covid-19. A decisão foi vista com bons olhos por treinadores, entidades e jogadores.
A reunião também debateu e aprovou o aumento de jogadores no banco de reservas, que passou de 12 para 15. A decisão abre mais ainda a chance de seleções convocarem 26 jogadores para Copa do Mundo do Catar. Antes só poderia chamar até 23, porém a FIFA não se manifestou para aprovação da medida.
Além disso, entidade conversou sobre questões que podem mudar o futuro do futebol, como mais tecnologia no VAR para marcações de impedimento mais rápidas e precisas, que os árbitros expliquem as decisões tomadas em campo para calcular de forma mais justa o tempo, e que cobranças de lateral tenha a chance de ser cobrada com os pés.
Vale ressaltar que cabe a cada entidade e/ou competições colocar ou não essas novas regras em vigor. Já os assuntos que não tiveram definição, voltaram a ser debatidos no futuro pela IFAB, tendo que ser aprovada pela FIFA.
Ver todos os comentários | 0 |