O delegado José Antônio Simões de Oliveira Franco assumiu, nesta quinta-feira (05), a superintendência da Polícia Federal no Piauí, em substituição a delegada Mariana Paranhos Calderon. O evento de posse ocorreu no auditório do Tribunal Regional do Trabalho, da 22ª Região em Teresina.
O novo superintendente, delegado José Franco, destacou que segue com uma boa expectativa de desenvolver projetos. “A expectativa é enorme, a gente se prepara no âmbito da Polícia Federal desde que ingressa na carreira para tentar chegar um dia nesse patamar, o desafio de assumir uma superintendência e poder desenvolver um trabalho junto com a sociedade, junto com as demais instituições. Então a minha expectativa é enorme”, destacou o delegado.
Ainda conforme o delegado Franco, assumindo a chefia da PF, também existe a intenção de continuar com as parcerias entre os órgãos locais. “O que eu pretendo realmente é intensificar que a parceria com as outras instituições, a Secretaria de Segurança Pública, Tribunal de Justiça, Ministério Público, os órgãos federais, estaduais e municipais. Eu acho que a junção de trabalhos é o que realmente faz a diferença no combate ao crime organizado. Então é unir forças. A Polícia Federal tem uma estrutura um pouco acanhada aqui no estado, mas a gente tem alguns projetos já em andamento, uma nova sede, temos aí concurso em andamento, vamos receber novos policiais ainda nesse mês de maio e tem a previsão de mais policiais até o final do ano para reforçar o nosso efetivo. Então a expectativa é a melhor possível”, ressaltou.
A delegada Mariana Paranhos, que ficou chefiando a PF no Piauí por três anos, destacou a atuação do seu trabalho, principalmente no combate a corrupção e crimes previdenciários e acrescentou estar confiante com o delegado José Franco assumindo a superintendência.
“Foram isso, bons anos, tivemos uma pandemia, mas tivemos oportunidade de fazer bons trabalhos aqui, de enfrentamento a corrupção, crimes previdenciários, a inauguração da Força Tarefa em Parnaíba, enfim, eu deixo o meu coração aqui no Piauí. É um lugar que me abrigou, abrigou a mim, a minha família, que promoveu e foi responsável pelo meu crescimento profissional e principalmente pessoal. O Dr. Franco é um profissional gabaritado, qualificado, experiente, com uma grande bagagem e eu tenho certeza que, agora, ele vai dar continuidade trazer projetos mais inovadores e desafiadores aqui, porque a capacidade de trabalho dele é exemplar”, detalhou a delegada.
Além disso, Paranhos pontuou que o Piauí possui uma necessidade no combate a crimes de corrupção. “Olha eu acho que aqui no Piauí a gente percebe a necessidade dessa ênfase ao combate a corrupção, agora mais recentemente a criminalidade organizada, principalmente as facções criminosas que estão vindo de outros estados para cá”, ressaltou.
O secretário de Segurança Pública do Piauí, coronel Rubens Pereira, destacou que com a mudança de comando na PF, a expectativa é de que seja mantida um trabalho de atuação conjunta.
“Nós temos mantido uma parceria muito boa e muito eficiente com a Polícia Federal. Lá no litoral tivemos que fazer uma ação de enfrentamento das organizações criminosas. A delegada Mariana formou uma força tarefa, então isso foi muito importante, porque foi uma atuação integrada de todos os órgãos com foco determinado que foi esse enfrentamento. Nós tivemos uma redução dos indicadores. Então é isso que nós queremos. Esperamos que da mesma forma, com o delegado José Franco, que a Polícia Federal continue com essa integração, com as forças estaduais porque é necessário e indispensável”, definiu.
Além do secretário de Segurança, o coronel Scheiwann Lopes, comandante-geral da PM do Piauí, foi prestigiar a posse do novo superintendente e deixou claro que já busca parcerias, visando fortalecer o combate a criminalidade.
“Viemos prestigiar a posse e com certeza logo em seguida iremos sentar para conversar, trocar ideias, fazer alianças, fazer parcerias para que a gente dê uma resposta em relação a criminalidade do nosso estado e trazer a paz e tranquilidade que o povo precisa. De dois em dois anos muda a superintendência, sai a delegada já que prestou um serviço muito importante para Polícia Federal e agora a expectativa para o novo superintendente é um trabalho de aliança, um trabalho de soma em todos os níveis e órgãos, tanto federal, estadual como municipal”, pontuou.
Atuação de José Franco
José Antônio Simões de Oliveira Franco é graduado em Direito pela Fundação de Ensino Eurípides Soares da Rocha – Marília/SP, no ano de 2001; pós-graduado em Direitos Humanos e Cidadania e em Segurança Pública e Cidadania, ambos os títulos conferidos pela Universidade Federal da Grande Dourados – Mato Grosso do Sul.
O novo superintendente regional ingressou na PF, no cargo de delegado no ano de 2007. Entre outras funções dentro da PF, atuou como Chefe Substituto da Delegacia de Dourados/MS, Supervisor do Grupo de Investigações Sensíveis no Mato Grosso do Sul e como Delegado Regional Executivo das Superintendências de Rondônia, do Rio Grande do Norte e do Ceará.
O Superintendente Regional da PF no Piauí é professor da Academia Nacional de Polícia, em Brasília; e já coordenou a CESPORTOS - Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis nos Estados de Rondônia, Rio Grande do Norte e Ceará.
Ver todos os comentários | 0 |