O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu nesta quinta-feira (26), a situação de emergência no município de Dirceu Arcoverde, no Sul do Piauí, atingida por desastres naturais. A portaria foi publicada no último dia 25 de maio deste ano, no Diário Oficial da União.
De acordo com a Defesa Civil Nacional, após a concessão do status de situação de emergência, os municípios atingidos por desastres estão aptos a solicitar recursos do MDR para atendimento à população afetada. As ações envolvem restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados.
Cada município que tiver reconhecida a emergência, pode solicitar recursos por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados.
Além de Dirceu Arcoverde, outros sete municípios obtiveram o status de emergência reconhecida, por conta de estiagem. Estão nesta condição Aracatu, Mansidão e Planalto, na Bahia; Angelim, em Pernambuco; Palmeira, no Paraná; Fernando Pedroza; Sítio Novo, no Rio Grande do Norte; e Urubici, em Santa Catarina.
Ver todos os comentários | 0 |