A Prefeitura de Oeiras, por meio do prefeito Zé Raimundo, decretou nesta sexta-feira (18), a flexibilização do uso de máscara de proteção em ambientes abertos e fechados no município. Continua sendo obrigatório o uso de máscaras nas escolas.
Oeiras é a primeira cidade do Piauí a retirar a obrigatoriedade do uso de máscaras em praticamente todos os ambientes. Teresina também iniciou uma flexibilização, mas liberou a retirada do equipamento de proteção apenas em locais abertos.
Segundo o decreto, serão mantidas as recomendações de uso de máscaras em indivíduos sob maior risco de desenvolver formas graves de covid- 19 como: idosos, gestantes, puérperas, imunocomprometidos, transplantados e portadores de câncer, acidente vascular cerebral, doença renal crônica, doenças pulmonares crônicas, cardiopatia grave, hepatopatia crônica, diabetes mellitus não controlado e obesidade, bem como em indivíduos com indicação médica de manter o uso ou que, por decisão individual, prefira manter o uso.
Também será mantida a obrigatoriedade do uso de máscaras por pessoas com sintomas da doença, teste positivo ou contato recente com indivíduo com covid-19.
O documento estabelece, ainda, que em 04 de abril de 2022 será realizado novo boletim epidemiológico para averiguação da permanência do município na categoria de baixo risco e que modificações significativas no cenário epidemiológico poderão implicar na revogação das medidas contidas em qualquer das etapas de flexibilização, sob instrumento normativo próprio.
Ver todos os comentários | 0 |