Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Procurador investiga denúncia contra a Caixa Econômica da Dom Severino

Em nota, a Caixa informou que adota todas as medidas necessárias de combate ao novo coronavírus.

O Ministério Público do Trabalho instaurou inquérito para investigar denúncia contra a agência da Caixa Econômica Federal, localizada na Avenida Dom Severino, na zona leste de Teresina. A portaria foi assinada pelo procurador José Wellington de Carvalho Soares, nessa quinta-feira (03).

De acordo com o denunciante, na sede da agência não estariam sendo adotadas as medidas de prevenção para evitar contaminação pelo novo coronavírus no ambiente de trabalho, onde teriam sido registrados muitos casos da doença, alguns graves, com empregados sem o necessário distanciamento e compartilhando os mesmos ambientes.


Foto: Marcelo Cardoso/GP1Caixa Econômica Federal
Caixa Econômica Federal

O procurador destacou que foram elaboradas diversas normas pelas autoridades públicas com vistas a controlar o número de pessoas infectadas com a covid-19 no Brasil, tanto em âmbito nacional, por exemplo, a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, como em âmbito local, o Decreto nº 18.901 do Governo do Piauí, de 19 de março de 2020, e o Decreto nº 19.540 da Prefeitura de Teresina, de 21 de março de 2020.

“As irregularidades indicadas, se confirmadas, têm repercussão coletiva e envolvem interesses transindividuais de trabalhadores, como a sonegação de direitos trabalhistas assegurados em lei”, diz trecho da portaria.

Outro lado

A assessoria de comunicação da Caixa Econômica Federal enviou nota na qual informa que adota todas as medidas preventivas para conter a disseminação do novo coronavírus e que os empregados que apresentam teste positivo para covid-19 são imediatamente afastados.

Confira abaixo a nota na íntegra:

NOTA

A CAIXA atua para prevenir e cuidar da saúde e segurança dos seus empregados, colaboradores e clientes. O banco adota todas as medidas preventivas e sanitárias estabelecidas pelas autoridades competentes, priorizando o controle e mitigação dos riscos de transmissão da Covid-19.

Os empregados que apresentam teste positivo para Covid-19 são imediatamente afastados e demais membros da equipe são monitorados. A partir disso, a unidade de lotação do empregado é totalmente higienizada para o atendimento com segurança aos clientes. Caso necessário, há deslocamento de empregados de outras agências para reforço no atendimento da unidade, após a higienização.

Seguem algumas das medidas adotadas pelo banco:
distribuição de senhas no ambiente externo e limitação da quantidade de pessoas que podem aguardar dentro da unidade;
disponibilização de álcool em gel para clientes e empregados;
máscaras para todos os empregados;
proteção de acrílico nos guichês das agências, assim como nos balcões;
demarcação do piso para garantir o distanciamento social;
solução de teleorientação e telemedicina, ampliando os cuidados com a saúde dos empregados.

Outros canais de atendimento:

A CAIXA também possui canais alternativos de atendimento por meio do WhatsApp CAIXA (0800 104 0104), do Internet Banking CAIXA e dos aplicativos CAIXA Tem, Habitação CAIXA, DPVAT, FGTS e Auxílio Brasil, dentre outros (www.caixa.gov.br/atendimento/aplicativos).

Por telefone, os clientes contam com a Central de Atendimento CAIXA pelos números 4004 0104 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 104 0104 (para demais regiões).

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.