Com a alta demanda de testes para detectar a covid-19, Teresina já registra escassez desses produtos nas farmácias, laboratórios e hospitais. O GP1 realizou um levantamento na manhã desta segunda-feira (31) e constatou que a maior parte das farmácias e laboratórios privados da Capital estão com estoques de testes zerados.
Atualmente, Teresina conta com Centros de Testagem Covid-19 em todas as zonas da cidade, mas usuários relataram ao GP1 que apenas 300 senhas estão sendo distribuídas em cada local e, embora o horário de funcionamento seja de 9h às 17h, as senhas acabam antes do meio-dia.
“Eu fui ao Centro de Testagem no Ginásio Edmilson Jorge, no bairro Itararé, por volta de 13h na quarta-feira. No entanto, quando cheguei lá eles não estavam mais fazendo testes, pois são 300 vagas por dia. Tive que ir no dia seguinte novamente, por volta de 6h, fiz o teste e testei positivo para covid-19. Eu poderia ter infectado várias pessoas, até mesmo meus pais, então achei uma desatenção por parte das autoridades de saúde”, lamentou a estudante Ana Beatriz.
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) abriu no último sábado (29), agendamento para realização do teste rápido em cinco pontos espalhados pela cidade, no entanto, as vagas, disponibilizadas entre os dias 31 de janeiro e 4 de fevereiro, se esgotaram rapidamente.
O que diz a FMS
Procurada, a FMS informou que ainda não há previsão para abertura de novas vagas para agendamento, pois a abertura vai depender da quantidade de testes adquiridos e da capacidade logística.
Ver todos os comentários | 0 |