O GP1 recebeu denúncias nesta sexta-feira (03) de moradores e trabalhadores da Saúde, sobre o descarte irregular de lixo em um terreno próximo à Unidade Básica de Saúde Tânia Maria Melo Rodrigues, no bairro Monte Castelo, localizado na zona sul de Teresina.
Nossa reportagem se dirigiu até o local e acompanhou a situação, que causa transtornos na vida dos moradores da região, sendo que parte do lixo, já chega ao nível da rua, o que pode prejudicar o tráfego de pedestres de veículos, além de gerar doenças.
Há um aviso da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (SEMDUH) no local, que proíbe o descarte de lixo. Mesmo assim, o lixo é depositado no local irresponsavelmente.
Doenças
O descarte inadequado de lixo pode gerar diversas doenças aos seres humanos, como cisticercose, cólera, disenteria, febre tifoide, giardíase, leptospirose, leishmaniose, toxoplasmose e salmonelose. Além das doenças citadas anteriormente, o lixo provoca a proliferação de insetos e roedores.
Outro lado
O GP1 procurou a assessoria de comunicação da Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD SUL), que, por meio de nota, informou que o local deve ser limpo nos próximos dias.
Confira nota na íntegra
A demanda deve ser solucionada dentro dos próximos dias, a zona sul possui diversos desses pontos de transbordo/descarte irregular de lixo, e temos equipes trabalhando diariamente para limpa-las, é uma demanda alta e é necessário também uma consciência ambiental maior dos moradores, já que é uma problemática causada pelos mesmos. É importante ressaltar que o despacho incorreto do lixo é punível com multa que varia de 80 a 320 dependendo do grau.
Ver todos os comentários | 0 |