O ministro-chefe da Casa Civil, senador Ciro Nogueira (Progressistas), o ministro da Educação, Milton Ribeiro e o presidente do FNDE, Marcelo Ponte, participaram na manhã deste sábado (14), de um encontro com mais de 180 prefeitos e lideranças políticas na Associação Piauiense dos Municípios (APPM), em Teresina. Esta é a primeira visita de Ciro ao Piauí desde que assumiu o ministério.
Segundo o ministro Ciro Nogueira, o objetivo da visita é melhorar a educação no estado do Piauí, em parceria com os municípios. "Não vou dizer que o Piauí tem muito o que fazer, mas nós só iremos transformar o nosso estado com educação e aqui, com esse gesto da presença do ministro Milton, demonstra o que nós queremos para o nosso estado", afirmou o ministro.
Conforme o ministro da Educação, Milton Ribeiro, foram entregues equipamentos aos municípios para oferecer uma melhor qualidade de ensino nas escolas piauienses. "Nós estamos trazendo aqui os equipamentos que o nosso Governo Federal, governo do presidente Jair Bolsonaro tem a oferecer para as escolas da região e dos municípios do Piauí", explicou.
Ainda de acordo com Milton Ribeiro, o objetivo do Governo Federal é melhorar substanciavelmente a estrutura das escolas de todo o país. "Hoje eu tenho quase 6 mil escolas sem banheiro, sem saneamento, tenho 4 mil escolas sem água, tem mais 4 mil escolas sem energia. Essas são minhas prioridades por enquanto", ressaltou.
Para o senador Elmano Férrer, a posição estratégica em que Ciro Nogueira se encontra atualmente vai beneficiar ainda mais o Piauí. “Eu creio que ele vai continuar trabalhando muito mais pelo Piauí nessa posição estratégica que ele se encontra de coordenação dos ministérios. Agora, o grande desafio é o consenso. Nós temos que buscar o diálogo, o entendimento, evitar o tensionamento cada vez maior entre os poderes do Estado Brasileiro”, ressaltou o senador piauiense.
A deputada federal Margarete Coelho destacou que a vinda de Ciro Nogueira ao Piauí demonstra uma preocupação com os municípios piauienses. “Demonstra a preocupação que nós temos com o Município. A importância que se deve dar a essa interlocução entre o Governo Federal e os governos municipais. As políticas públicas se dão nos municípios e é importante que haja essa afinidade com o Governo Federal. Os prefeitos tem reclamado do subfinanciamento das políticas públicas federais, dos programas federais. Então é importante que que hoje nós tenhamos aqui dois ministros fortes, dois ministros de ministérios de muito peso na gestão federal, que é o ministro da Casa Civil e da Educação, que são aqueles ministros que tem uma abrangência maior no Governo Federal, nós temos ambos aqui para fazer uma interlocução entre os municípios”, frisou a deputada.
De acordo com a deputada estadual Lucy Soares, o futuro de um país está atrelado a educação e com Ciro como ministro, o Piauí vai ganhar mais desenvolvimento. “Nós estamos aqui hoje para prestigiar nosso ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira. Não só eu, como todos nós que trabalhamos para o desenvolvimento do Piauí. Eu tenho certeza que estamos felizes em ter um filho do nosso estado agora ministro da Casa Civil. Então o Piauí e Teresina só tem a ganhar. Devemos lembrar que educação de excelência, de qualidade da uma perspectiva melhor de vida de todos na nossa juventude e esse sonho continua. O destino de um país, de um estado, de uma cidade está na educação. E vamos continuar lutando com o nosso ministro da Casa Civil, ele que muito já contribuiu”, garantiu a deputada.
Além dos ministros e o presidente do FNDE, o evento contou com a presença do senadores Eliane Nogueira e Elmano Férrer; dos deputados federais Flávio Nogueira, Margarete Coelho e Iracema Portella; dos deputados estaduais Lucy Soares, Marden Menezes e Júlio Arcoverde; do prefeito Dr. Pessoa e da prefeita de Esperantina, Ivanária Sampaio, que representou o esposo, o presidente da Alepi, Themístocles Filho.
Ver todos os comentários | 0 |