A partir desta terça-feira (01), a Maternidade Dona Evangelina Rosa receberá pacientes classificadas como médio e alto risco e somente por regulação. A determinação consta na portaria nº 429, de 28 de maio, assinada pelo secretário de Saúde do Piauí, Florentino Neto.
Clique aqui e confira a portaria
De acordo com a portaria, a maternidade funcionará dentro do perfil assistencial de atendimento à gestante estratificada de médio e alto risco, não recebendo pacientes por demanda espontânea, somente de forma referenciada via regulação.
Consta ainda que nos próximos 60 dias (até 01 de agosto) gestantes que procurarem a maternidade espontaneamente serão acolhidas, orientadas e referenciadas se necessário.
A medida foi tomada levando em consideração a superlotação da maternidade ocasionada pelo grande número de gestante de risco habitual quer seja por demanda espontânea ou transportadas via municípios, o que prejudica o atendimento de qualidade da gestante de médio e alto risco impactando na morbimortalidade materna, neonatal e infantil.
O documento reforça ainda o papel dos municípios em qualificar as ações do pré-natal, os pontos de atenção e referenciar seus pacientes de acordo com o que preconiza o processo de Regulação Estadual.
Ver todos os comentários | 0 |