O prefeito Joãozinho Félix (MDB), visitou com o secretário municipal de Meio Ambiente, Marco Bona, vereadores e técnicos especializados em preservação ambiental o local onde deverá ser criado o horto florestal de Campo Maior.
Estiveram presentes também o secretário de Turismo, Devan Eugênio; de Habitação, Insnara Alves; de Esportes, Dernon Eugênio; de Obras, Pedro Ibiapina; de Relações Institucionais, Zé Chico; de Finanças, Adailton; de Trânsito, Gilvan Passos; de Planejamento, Maria Tereza e de Administração, Rosário Félix e o jovem Dogim Félix, além dos vereadores Geraldo Paz, Michelle Maroca e Miszárleia.
Trata-se de uma unidade de conservação ambiental, cujos investimentos e gestão serão de responsabililidade do município. No Piauí, Campo Maior é o segunda cidade a contar uma unidade de conservação administrada na sua integralidade pelo poder público municipal.
Um horto florestal é uma área de proteção, geralmente composta por mata nativa, localizada próximo a centros urbanos, onde se cultivam e estudam espécies de plantas que fazem parte da região de instalação. Em Campo Maior, o horto será às margens do Rio Surubim nas proximidades da barragem.
“Vamos iniciar um estudo da área com o mapeamento da fauna e da fores presentes neste ponto e, a partir disso, elaborar um plano de manejo destes elementos sempre visando a preservação da biodiversidade existente naquele local. A partir disso, iremos executar o projeto para tornar acessível à visitação”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Marco Bona.
De acordo com o prefeito Joãozinho Félix, a criação do horto florestal além de promover a proteção dos recursos naturais, irá fomentar o turismo local: “Teremos em breve um local com trilha ecológica, onde serão implementados o plantio, a recuperação e preservação das espécies nativas. Além do lazer proporcionado, o futuro parque tem como proposta ser um novo ponto turístico”, disse.
Ver todos os comentários | 0 |