Após críticas ao Projeto de Lei que obriga o uso de focinheira em cachorros de grande porte em Teresina, apresentado pelo vereador Venâncio Cardoso (PSDB), a Câmara Municipal deverá realizar uma audiência pública com tutores, adestradores e veterinários para discutir o tema.
Em entrevista à imprensa nesta quarta-feira (26), a vereadora Thanandra Sarapatinhas (Patriotas) explicou que não é a favor do uso de focinheira para os cães e defendeu que os tutores deveriam ter bom senso. Thanandra, no entanto, entende que nem todas as pessoas tem bom senso.
"Não sou a favor do uso de focinheira nos animais. Como protetora e amante dos animais sei que é incômodo para o animal ficar com esse objeto na cara, atrapalhando a respiração, mas eu tenho consciência que também vai do bom senso do tutor do animal, porque ele sabe do temperamento. A gente sabe que tem gente que não tem consciência”, destacou a vereadora.
Está prevista para o próximo dia 7 de junho uma audiência pública com veterinários, tutores, adestradores e clubes de donos de cachorros de grande porte como Golden Retriever, Doberman, Labrador, Pitbull e Pastor Alemão.
Projeto de Lei
O Projeto de Lei nº 115/2021 de autoria do vereador Venâncio Cardoso (PSDB) obriga o uso de focinheira para animais com amis de 60 centímetros ou com peso acima de 20 quilos. O PL prevê ainda a aplicação de multa de R$ 250 em caso de descumprimento, podendo dobrar o valor em caso de reincidência.
“Com a pandemia cresceu muito aqui em Teresina o número de pessoas que praticam esportes de rua e de pessoas que levam seus familiares e suas crianças para passear em espaços públicos. Uma demanda que surgiu foi a necessidade de animais de grande porte utilizarem focinheira nos locais públicos de prática esportiva”, defendeu Venâncio.
Ver todos os comentários | 0 |