A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) iniciou nesta quarta-feira (26) os trabalhos de intensificação das fiscalizações sanitárias em 25 pontos de divisas com o estado do Maranhão, para evitar a chegada da nova variante indiana da covid-19 ao Piauí. Hoje pela manhã, uma barreira sanitária foi instalada na Ponte da Amizade, que liga os municípios de Teresina e Timon.
Além da Capital, as 25 barreiras que serão reforçadas estão localizadas nos municípios de Ilha Grande; Parnaíba; Gilbués; Santa Filomena; Ribeiro Gonçalves; Uruçuí; Antônio Almeida; Porto Alegre do Piauí; Guadalupe; Jerumenha; Floriano; Amarante; Palmeirais; Nazária; União; Miguel Alves; Porto; Campo Largo do Piauí; Matias Olímpio; Madeiro; Joca Marques; Luzilândia; Joaquim Pires; Murici dos Portelas e Buriti dos Lopes.
De acordo com o secretário de saúde, Florentino Neto, as medidas buscam ampliar o trabalho de detecção e acompanhamento de novos casos. O gestor acompanhou o trabalho das equipes do Busca Ativa na barreira instalada na Ponte da Amizade, em Teresina.
“As barreiras sanitárias nos permitem ter um acompanhamento mais próximo dos casos, pessoas com sintomas da infecção por Covid-19 são orientadas de como devem prosseguir ao serviço de saúde do seu município de forma adequada. Essa medida é essencial para identificação precoce de novos casos, garantindo um acompanhamento médico adequado e assim podermos evitar que esses casos evoluam para a forma mais grave da doença”, disse.
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), também esteve presente na barreira instalada na Capital. A nova variante indiana foi inicialmente detectada no Maranhão, mas os estados do Pará, Ceará e Rio de Janeiro estão investigando casos suspeitos.
"Agora por causa dessa variante estamos orientando que tenha as barreiras sanitárias entre os estados circunvizinhos. Essa nova variante do novo coronavírus já tem no Maranhão e em outros estados, e nós, aqui em Teresina, estamos trabalhando na intervenção para que essa variante não entre em Teresina por isso após determinação do prefeito essa barreira sanitária foi montada e eu espero que tenha barreiras sanitárias em todo o estado do Piauí", completou o prefeito.
A ação contou com o apoio de equipes da Polícia Militar. Durante a abordagem dos veículos, as equipes coletaram informações pessoais e realizaram aferição de temperatura, checando também se havia suspeita dos sintomas da doença nos condutores e passageiros.
Ver todos os comentários | 0 |