Na terça-feira, dia 18 de maio, foi celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em todo o país, com o objetivo de alertar a sociedade para o combate a violência sexual infantil.
Em Teresina, as denúncias de abusos sexuais praticados contra crianças e adolescentes diminuíram durante a pandemia da covid-19, o que não significa redução na quantidade real de crimes. Em entrevista ao GP1, o conselheiro tutelar Ivan Cabral afirmou que entre janeiro e abril de 2021 foram atendidos 118 casos de violação e 11 casos envolvendo abusos sexuais somente na zona leste da Capital.
“De janeiro até abril, somente no conselho tutelar IV, que abrange a zona leste, foram atendidos 118 casos de violações, que entre eles tem 11 casos de abuso sexual, inclusive envolvendo adolescentes gestantes que foram abusadas por padrinhos, avôs, por exemplo. Os números são realmente menores do que em relação ao ano anterior, mas não é sinal de que esses abusos estão diminuindo, a situação é que as pessoas estão com medo de denunciar por questão de represália”, relatou.
Escolas fechadas
O conselheiro ainda afirmou que o fato das crianças não estarem indo para as escolas, por conta da pandemia, faz com que muitas denúncias não cheguem aos órgãos responsáveis. “Outro fator é que, quando as escolas estavam funcionando, os professores, diretores e outros funcionários identificavam logo quando uma criança era abusada, pois ela fica mais triste, fica com outro comportamento e fica com medo. Se você pega em uma criança e ela tem medo de um abraço ou de qualquer toque é porque ela está sofrendo algum tipo de violência, seja física, psicológica ou sexual”, declarou.
Abusos contra meninos
Ivan Cabral ainda ressaltou que os abusos contra crianças e adolescentes não acontecem mais somente com meninas, mas também com menores do sexo masculino. “O abuso não acontece só do lado feminino, mas acontece também com os meninos, apesar dos casos com elas serem a maioria”, lembrou.
Importância da denúncia
Como a maioria dos tipos de violência, o método mais eficaz contra o abuso sexual são as denúncias, principalmente as que são feitas antes da consumação do crime. “É importante que a sociedade passe a denunciar esse tipo de abuso e exploração, pode ser por meio do conselho tutelar, da polícia militar, civil e até da guarda municipal. Vale ressaltar que qualquer denunciante será mantido em total sigilo. As crianças devem brincar e estudar, mas quando ela sofre esse trauma, ela perde sua infância e vai crescer com esse trauma, principalmente por muitas vezes ser cometido pelas pessoas mais próximas a ela”.
Ver todos os comentários | 0 |