Alunos do curso de psicologia do Centro Universitário UniFacid, de Teresina, denunciaram ao GP1 na manhã desta quinta-feira (08), que formandos do período letivo 2020.2 estão impossibilitados de colar grau devido à falta de oferta de estágio clínico por parte da instituição.
Segundo um aluno, que preferiu não ter o nome revelado, há cerca de quatro meses os formandos do curso buscam maneiras de conseguir o estágio clínico, que é obrigatório para conclusão da graduação, mas não está havendo oferta por parte da instituição. Ele afirmou que isso ocorre devido à demissão em massa de profissionais responsáveis pelas clínicas ainda no final de 2020.
Aos alunos, a instituição de ensino alegou já ter contratado novos profissionais, no entanto, segundo eles, ainda não houve o reinício dos atendimentos. “Ficam postergando o reinício dos atendimentos clínicos, mesmo com todas mensalidades quitadas pelos alunos formandos e com aumento na mensalidade para aqueles que ainda possuem disciplinas pendentes”, disse o aluno.
Os alunos se sentem prejudicados, pois segundo eles, não conseguem assumir empregos e/ou conseguir vagas em cursos de pós-graduação. Além disso, alegam ser também um prejuízo para a sociedade, uma vez que em tempos de pandemia deve-se haver maior atendimento às pessoas que necessitam de ajuda para cuidar da saúde mental.
“Em um período de pandemia em que se observa cada vez mais a necessidade de suporte em saúde mental, a Facid vai na contramão dessa propagação de saúde mental com seus alunos de psicologia parados sem realizarem atendimentos”, lamentou o aluno.
O que diz a UniFacid
Procurado pelo GP1 ainda na manhã desta quinta-feira (08), o Centro Universitário UniFacid informou, por meio de nota, que todas as atividades acadêmicas são cumpridas com rigor, e que o calendário acadêmico será cumprido integralmente.
Confira a nota na íntegra:
O Centro Universitário é referência no Ensino Superior do Piauí. Nas rígidas avaliações do Ministério da Educação (MEC), esteve à frente várias vezes como a melhor Instituição de ensino do Estado.
Esse padrão de excelência é possível graças ao seu comprometimento com uma educação de qualidade baseada em padrões de controle das atividades acadêmicas, de avaliação de desempenho dos corpos docente e discente e no constante investimento em infraestrutura.
A instituição garante que todas as atividades acadêmicas são cumpridas com rigor, respeitando professores, pais e alunos, no que compete ao bom funcionamento de todas as suas obrigações educacionais. Dessa forma, o Centro Universitário reitera que não há qualquer fato, administrativo ou educacional, que possa prejudicar seus alunos e que o calendário acadêmico será cumprido integralmente.
A instituição está em estreito contato com os alunos do curso e os casos pontuais poderão ser tratados individualmente junto à coordenação de Psicologia. O Centro Universitário permanece à disposição dos estudantes para o esclarecimento de quaisquer dúvidas.
Ver todos os comentários | 0 |