O secretário de Planejamento e Coordenação da Prefeitura de Teresina, João Henrique Sousa, aguarda liberação dos recursos do Governo Federal para a implantação da primeira etapa da galeria do Residencial Torquato Neto, que deve ser construída em Termo de Compromisso firmado com o Ministério do Desenvolvimento Regional.
A licitação para a implantação das obras de manejo de águas pluviais do Sistema Polo Industrial Sul/Esplanada foi concluída em junho de 2020, com o valor de R$ 53.188.364,81. Atualmente, a obra encontra-se contratada, com processo licitatório aprovado pela Caixa Econômica Federal, aguardando a homologação da Síntese do Projeto Aprovado (SPA) e Autorização de Início de Objeto (AIO) por parte do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para que a Prefeitura dê o aval ao início da obra.
“A Prefeitura aguarda a liberação desses recursos para que possamos começar as obras na região do Residencial Torquato Neto. É um projeto já aprovado, licitado e pronto para ser aplicado no município e contribuir para a redução dos impactos das chuvas. A equipe tem acompanhado esses trâmites e temos a expectativa de iniciar, assim que possível, e entregar essa obra”, conclui o Secretário Municipal de Planejamento, João Henrique Sousa.
A primeira etapa da galeria terá 28 quilômetros de extensão e passará pelo Torquato Neto e Portal Alegria, beneficiando aproximadamente 5.000 famílias. Serão construídos dois grandes reservatórios, os quais funcionarão para contenção da água e liberação através de um fluxo menor, evitando inundações.
Os reservatórios serão abertos, porém cercados e com urbanização ao redor, como pista de skate, academia popular, bicicletário, estacionamento, quadra poliesportiva, quiosque e paisagismo, criando assim uma área de convivência para a região.
Ver todos os comentários | 0 |