O secretário de Justiça do Piauí, Carlos Edilson, assinou portaria no dia 13 de abril determinando a suspensão de visitas e locomoção de detentos da Penitenciária Regional José Arimatéia Barbosa Leite, de Campo Maior, após presos testarem positivo para covid-19 (coronavírus).
Por meio da portaria o secretário suspendeu, pelo período de 15 dias, o deslocamento de internos para a área administrativa da unidade para atendimento que não esteja relacionado à covid-19 ou a determinação judicial.
Também foi determinada a suspensão de visitas presenciais e por videoconferência, além dos atendimentos virtual ou presencial de advogados dos detentos.
O secretário determinou ainda que, durante o período indicado na portaria, as ações desenvolvidas na penitenciária deverão priorizar a realização de exames e atendimentos relacionados à covid-19 e outras que sejam voltadas para melhoria do ambiente prisional, como forma de prevenção e controle do coronavírus.
Na manhã deste sábado (17) o GP1 conversou com o diretor da penitenciária, Hermogem Paz. Ele explicou que quatro detentos testaram positivo para covid-19 e outros apresentaram sintomas. Diante disso, todos eles foram submetidos ao teste para detectar ou não a doença.
“Aqui há quatro detentos com covid-19 e foram feitos exames em mais 77, mas ainda não recebemos o resultado. Eles estavam com sintomas e para prevenir [foram adotadas as medidas], pois se eles realmente estiverem com covid-19 ficará muito difícil a locomoção interna”, afirmou o diretor.
Ver todos os comentários | 0 |