Donos de postos, frentistas e caminhoneiros se reuniram em carreata na tarde desta quinta-feira (04), para protestar contra os vários aumentos nos valores dos combustíveis no Piauí e a favor da redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Segundo o presidente do Sindicato dos Postos Revendedores de Combustível do Estado do Piauí (Sindipostos), Alexandre Cavalcante, a principal medida solicitada pela categoria é a redução do ICMS, que atualmente é de 31% no Piauí.
“O ICMS é muito caro e é o mais caro do Nordeste, segundo mais caro do Brasil. Nós pedimos para o governador para que ele congele o valor do imposto, já que ele não pode reduzir, pois a cada 15 dias sobe mais centavos. Nós temos outras reivindicações, mas a principal é essa”, disse.
Contra o lockdown
Ainda de acordo com Cavalcante, os manifestantes também são contra a medida de fechar postos de combustíveis durante os finais de semanas, pois segundo o presidente do Sindipostos, pode expor os trabalhadores a aglomerações nos locais que ficarão abertos, pois somente postos em BRs poderão funcionar.
“O lockdown dificulta e põe a categoria em risco porque acumula mais condutores de veículos em postos de BR, acaba juntando pelo menos 15 pessoas para uma bomba, sobrecarrega os funcionários e pode expor mais a população. Eu não vi em lugar nenhum se fechar posto de combustíveis, é um serviço essencial”, ressaltou.
4 mil frentistas demitidos em 2020
Alexandre destacou ainda sobre o número de demitidos durante as medidas que foram realizadas em 2020, que segundo ele, foram cerca de quatro mil pessoas demitidas.
“Cerca de 4 mil pessoas foram demitidas em 2020. As medidas de lockdown faz com que o dono de posto não tenha uma base para tomar uma decisão, pois não sabemos se será uma semana, se vai ser estendido para outra semana e acaba tendo que readequar o quadro de funcionários”, pontuou.
A carreata teve início por volta de 15h30 no Terminal de Petróleo, localizado na zona sudeste de Teresina. Depois os manifestantes vão seguir para a residência do governador Wellington Dias e terão como destino final o Palácio de Karnak, no centro da Capital.
Ver todos os comentários | 0 |