A Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS) ampliou os horários de atendimentos de algumas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para atender o aumento da demanda de casos de síndromes gripais. O efetivo de profissionais da saúde também foi aumentado devido ao aumento de casos de gripe na Capital.
As informações foram repassadas ao GP1, na manhã desta quarta-feira (29), pelo presidente da FMS, o médico Gilberto Albuquerque. De acordo com ele, nesse período do ano é comum que os casos cresçam, mas assegurou que a prefeitura está preparada para atender os pacientes.
“Fazemos esse levantamento diário, percebemos na terça-feira esse aumento significativo. Por isso, aumentamos os horários das UBSs com síndromes gripais. Duas delas aumentamos a quantidade de pessoal. Nos hospitais, estamos aumentando as ações para que a gente possa dar um atendimento mais rápido a essas pessoas que precisam”, afirmou o médico.
“Nesse período de chuva, sempre teve aumento de síndromes gripais, mas esse ano está muito maior do que se esperava. Estamos com esse plano em ação, agora de manhã fiz uma nova reunião para tentar amenizar essas filas de espera por entendimento, para colhimento melhor esses pacientes”, completou o presidente da FMS.
Pandemia
Gilberto Albuquerque explicou que estão sendo feitos testes e que ficou comprovado que o aumento de casos de gripes não está atrelado a covid-19. “Tivemos todos os testes feitos para covid e eles não apresentaram aumento da covid, eles confirmaram influenza, é o que está presente agora. Todo ano a vacina atualiza o vírus do ano anterior. Como nós tivemos dois anos com as pessoas usando máscaras, nesses anos elas não se contaminaram. É como se tivéssemos dois anos de pessoas com baixa imunidade. Passaram dois anos e o vírus está bem mais diferente. Por isso está pegando muita gente”, explicou o médico.
Ver todos os comentários | 0 |