A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou na manhã desta sexta-feira (10), que os drives de primeira e segunda dose da vacina contra covid-19 estão mantidos mesmo com o site do Ministério da Saúde e o aplicativo ConectSus fora do ar após ataque de rackers.
Segundo a Fundação Municipal de Saúde, a programação do Dia D da Vacinação Covid, marcada para acontecer neste sábado (11), também está mantida.
A FMS informou que para viabilizar as ações, o registro das vacinas será realizado temporariamente em um sistema paralelo mantido pela instituição para situações de emergência, que torna a vacinação um pouco mais lenta, mas evita a paralisação por completo.
Ataque racker
O site do Ministério da Saúde foi invadido na madrugada desta sexta-feira, 10, e saiu do ar. Plataformas como o Painel Coronavírus, o e-SUS Notifica, o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI) e o Conecte SUS, que exibe dados de vacinação contra a covid-19, também foram atingidas. O Lapsus$ Group assumiu a autoria do ataque cibernético.
Em nota, a pasta informou que o DataSUS "está atuando com a máxima agilidade para o reestabelecimento das plataformas". Também disse que acionou o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e a Polícia Federal para auxiliarem nas investigações.
Ver todos os comentários | 0 |