Todos os anos, as provas do Exame Nacional do Ensino (Enem) também são marcadas por uma grande participação dos chamados “treineiros”, aqueles que ainda não concluíram o ensino médio e prestam o exame apenas para adquirir experiência. Neste domingo (28), segundo dia de provas do Enem 2021, o GP1 esteve no campus Torquato Neto da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), na zona norte de Teresina, e ouviu alguns desses jovens.
O estudante Leomar, 16 anos, ainda está no ensino médio e nesse ano estreou como treineiro no Enem. Ele pretende cursar Medicina e decidiu prestar o exame para se preparar melhor. O estudante ressaltou que desde já tem adotado uma disciplina rígida de estudos. “O curso que estou almejando é Medicina. Me preparei em casa o ano todo, estudando até de madrugada, escapando no café e tendo apoio da família. Estou fazendo para adquirir experiência”, enfatizou.
João Henrique, 17 anos, também está fazendo o Enem pela primeira vez como treineiro. Ele sonha em cursar uma graduação de Arquitetura ou Engenharia Civil, e para isso decidiu buscar a experiência de fazer o exame ante de concluir o ensino médio. “Quero tentar Arquitetura ou Engenharia Civil, a primeira opção é Arquitetura. É uma primeira experiência para me ajudar no ano que vem, foi interessante fazer a primeira prova, principalmente pela redação”, comentou o estudante.
Nesse domingo estão sendo aplicadas as provas de ciências das naturezas e suas tecnologias, com um total de 90 questões, sendo 45 de matemática e 45 de ciências da natureza (física, química e biologia).
Ver todos os comentários | 0 |