O mestre Gilvan Alves está em Teresina desde o dia 12 de novembro para ministrar o curso de capacitação em capoterapia na Capital que acontece até este domingo (14). O termo "capoterapia" se refere a uma terapia corporal no âmbito da capoeira. O empresário e educador físico Demóstenes Ribeiro também participa das atividades que acontecem na Escola Municipal do Mocambinho, zona norte da Capital.
Essa terapia corporal, destinada a idosos, se utiliza de alguns elementos da capoeira como a musicalidade e o ritmo do berimbau, do pandeiro, através de movimentos simples incorporado às cantigas de roda da época de quando eram jovens.
A capoterapia surgiu em 1998 através do projeto "Capoeira para Todos", implantado nos bairros do Distrito Federal. O termo tem como idealizador, o brasiliense, mestre em capoeira Gilvan Alves.
O princípio básico da metodologia da terapia é fundamentado no âmbito histórico dos símbolos da cultura brasileira através dos elementos lúdicos da musicalidade com práticas de atividade física, dinâmicas lúdicas que trazem resgate da memória afetiva através do folclore brasileiro, das tradições culturais migratórias, das cantigas populares e de outros ritmos que ficaram gravados na memória cultural.
Ver todos os comentários | 0 |