O GP1 recebeu, nesta quinta-feira (21), denúncia de irregularidades no serviço de iluminação pública prestado pela Prefeitura de Simplício Mendes, administrada atualmente pelo prefeito Márcio Moura, eleito nas últimas eleições.
De acordo com o morador, que preferiu não se identificar, a prefeitura cobra a Cosip (custeio da iluminação pública dos municípios) para manutenção dos serviços que compreendem a iluminação de vias, logradouros e demais bens públicos de uso comum e livre acesso, além da instalação, manutenção, melhoramento e expansão do parque de iluminação pública municipal bem como a gestão dos serviços e a eficiência energética.
Segundo o denunciante, as luminárias são antigas, as lâmpadas são de uso comum e de baixa potência, e que são compradas em “supermercado de esquina”.
Outro ponto destacado é que a prefeitura só possui três funcionários que trabalham na área e utilizam um carro Sedan e que quando é preciso trocar uma lâmpada, na avenida principal, onde os postes são mais altos, a prefeitura solicita o empréstimo de um caminhão munck de uma empresa de perfuração de poços para fazer o serviço.
Ele criticou ainda o fato da prefeitura não possuir um setor específico de iluminação pública, sendo de responsabilidade da Secretaria de Administração.
“O dinheiro arrecadado sobre a Cosip vai para um fundo conforme a lei, porém não há nenhum investimento ou melhorias na iluminação”, denunciou.
“No talão acima, o consumidor paga do R$ 29,63 por uma iluminação péssima, a noite não ilumina nada, visto que a rua é larga”, reclamou.
A lei que instituiu a cobrança da taxa foi sancionada pelo ex-prefeito Heli de Araújo Moura Fé, no dia 23 de dezembro de 2013.
Outro lado
Procurado na tarde desta quinta-feira (21), o prefeito Márcio Moura informou que apesar de ter assumido a prefeitura há 20 dias, já contratou uma empresa para trocar as luminárias de mercúrio do município por LED. "Temos alguns planos para a questão da iluminação, inclusive contratei uma empresa para elaborar projetos de iluminação na cidade. Queremos trocar as lâmpadas das avenidas, usar lâmpadas led. Estamos na fase do planejamento ainda", disse o prefeito.
Ver todos os comentários | 0 |