O prefeito de Uruçuí, Wagner Coelho (Progressistas), e o prefeito de Guaribas, Joercio Andrade (MDB), “furaram a fila” da vacinação contra o novo coronavírus em seus respectivos municípios, tomando a dose do imunizante mesmo não fazendo parte do grupo prioritário de funcionários da saúde que atuam diretamente no atendimento à casos de covid-19.
Joercio Andrade, foi um dos primeiros a receber na tarde desta terça-feira (19) a dose da vacina. O prefeito de Guaribas tem 40 anos e sequer faz parte do grupo de risco por idade.
Na ocasião em que o prefeito tomou a vacina, seis servidores da Secretaria Municipal de Saúde também foram imunizados com a primeira dose da Coronavac. O caso gerou repercussão e estranheza, visto que a determinação é que se priorizem os grupos definidos pelo Ministério da Saúde e mesmo assim, sem justificativa aparente, o gestor “furou a fila” e recebeu o imunizante antes das prioridades.
Segundo os dados da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi ), o município de Guaribas tem atualmente 76 trabalhadores da saúde aptos a receberem o imunizante, sendo que apenas 26 doses foram disponibilizadas para a cidade nesse primeiro momento.
Prefeito Wagner Coelho
O prefeito de Uruçuí, Wagner Coelho, tem 75 anos, é médico e informou em suas redes sociais que foi convidado pelos próprios profissionais de saúde a se vacinar.
Segundo estado que menos recebeu vacinas no Nordeste
O Piauí ficou com a segunda menor quantidade de vacinas entre os estados do Nordeste, recebendo somente 61.160 doses. Cabe destacar que esse número não é suficiente para garantir a imunização de todos que fazem parte do grupo de risco, que a princípio seriam contemplados na primeira fase de vacinação. As doses recebidas pela Sesapi só conseguem garantir a imunização de profissionais que atuam na linha de frente do combate à covid-19, pessoas com deficiência e idosos que moram em abrigos.
Outro lado
Procurados pelo GP1 na tarde desta quarta-feira (20), os prefeitos Wagner Coelho e Joercio Andrade não atenderam às ligações.
Ver todos os comentários | 0 |