Devido ao decreto de nº 19.945, de 27 de julho, do prefeito Firmino Filho (PSDB), neste final de semana os supermercados, mercados e postos de combustíveis não vão poder abrir no sábado (8) e domingo (9) na cidade de Teresina.
O prefeito decidiu restringir o funcionamento dos estabelecimentos comerciais com o objetivo de diminuir a disseminação do novo coronavírus e aumentar o isolamento social.
- Foto: Lucas Dias/GP1Lojas do centro
Desde julho o prefeito Firmino Filho tem adotado medidas mais restritivas e com isso tem conseguido fazer a cidade registrar altos índices de isolamento. Esse é o último final de semana previsto para esse tipo de restrição.
Estão autorizados a funcionar: farmácias e drogarias, serviços de saúde, serviços de segurança e vigilância, serviços de delivery exclusivamente para alimentação pronta, água e gás de cozinha, assim como os órgãos e profissionais de comunicação e situações comprovadas de urgência e emergência.
No sábado ainda está autorizado o funcionamento e operação das atividades da base de combustível (terminal) e das atividades de distribuição de combustíveis, não sendo permitido o funcionamento dos postos revendedores no final de semana.
Os serviços públicos como energia elétrica, saneamento básico, funerários, segurança pública, telecomunicações e radiodifusão, bem como os estabelecimentos que operam fornos em turnos ininterruptos de 24h, estão autorizados a funcionar neste período, respeitando as normas sanitárias.
A fiscalização das medidas ficará a cargo da Guarda Civil Municipal e da Vigilância Sanitária, com apoio da Strans, Polícia Militar, Polícia Civil e da Secretaria Estadual de Transportes. O descumprimento do decreto, por qualquer estabelecimento, serviço e atividade que esteja em funcionamento ou que não esteja permitido funcionar resultará na aplicação de multas, intervenção total da atividade e cassação de alvará de localização e funcionamento.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Piauí continua sendo o estado do Nordeste com menos óbitos por covid-19
Brasil tem 415 padres diocesanos infectados e 21 mortos por covid-19
AstraZeneca fecha 1º acordo para fornecer vacinas contra covid-19 a China
Ver todos os comentários | 0 |