O juiz de direito Almir Abib Tajra Filho, da 7ª Vara Criminal da Comarca de Teresina, mandou soltar o piloto Vagner Farabote Leite e Alexandro Vilela de Oliveira acusados de integrarem quadrilha presa pelo Greco, no dia 10 de dezembro de 2019, em Teresina, com uma tonelada de cocaína avaliada em R$ 25 milhões e duas aeronaves.
A decisão que mandou soltar Alexandro foi dada, no dia 9 de julho, quando foi imposta a ele medida cautelar de proibição de ausentar-se da comarca em que reside sem autorização judicial prévia do magistrado por lapso temporal superior a 20 e comunicação imediata em caso de mudança de endereço, tendo em vista que ele reside no Estado de São Paulo.
- Foto: Marcelo Cardoso/GP1Cocaína apreendida em ação do Greco
O magistrado destacou na decisão que ao analisar as provas já produzidas vislumbrou “ausência de indícios suficientes de autoria quanto ao réu Alexandro Vilela de Oliveira quanto aos ilícitos imputados a sua pessoa na inicial acusatória. Assim, uma vez que inexistem indícios de envolvimento do acusado nos fatos criminosos apurados nestes autos, a manutenção da prisão preventiva deste bem como a imposição de qualquer medida cautelar configuraria constrangimento ilegal”, argumentou.
Já a soltura de Vagner foi determinada, no dia 24 de junho, na mesma decisão foram impostas as seguintes condições: comparecimento aos atos processuais seguintes por videoconferência e por sua defesa; informar endereço atualizado e não mudar de endereço sem prévia comunicação.
A decisão de mandar soltar Vagner se deu após manifestação do Ministério Público do Estado do Piauí que requereu a revogação da prisão preventiva do réu, com aplicação de medidas cautelares, “por não existirem mais fundamentos que justifiquem a segregação do réu e demais justificativas apresentadas oralmente”.
Relembre o caso
Equipes do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (GRECO), Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Piauí, Divisão de Operações Especiais (DOE) e Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes (DEPRE) realizaram a apreensão de quase uma tonelada de cocaína na tarde do dia 10 de dezembro de 2019, no bairro Pirajá, zona norte de Teresina.
De acordo com o delegado Tales Gomes, a investigação envolvendo o grupo criminoso resultou nas prisões de sete pessoas, sendo três pilotos de aeronaves, que também foram apreendidas. O grupo estava guardando os aviões em um aeroporto particular que seria utilizado para embarcar a droga com destino a Fortaleza.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Membros de quadrilha presa pelo Greco com cocaína se apresentam à Justiça
TJ-PI manda soltar membros de quadrilha presa com uma tonelada de cocaína
Greco apreende quase uma tonelada de cocaína em Teresina
Ver todos os comentários | 0 |