Com base no decreto nº 20.040, do prefeito de Teresina Firmino Filho (PSDB), neste final de semana estão mantidas algumas medidas restritivas para o funcionamento do comércio, mas diferente do que vinha ocorrendo, no sábado (29) foi autorizado o funcionamento de mais atividades.
No sábado estão autorizados a funcionar: farmácias e drogarias; mercados, supermercados, hipermercados e congêneres; panificadoras e padarias; postos revendedores de combustíveis e o funcionamento e operação das atividades da base de combustível (terminal) e das atividades de distribuição de combustíveis; serviços de saúde; serviços de segurança e vigilância; serviços de delivery exclusivamente para alimentação pronta, gás de cozinha e água; órgãos e profissionais de comunicação; serviços e rituais religiosos; e situações comprovadas de urgência e emergência.
- Foto: Lucas Dias/GP1Lojas do centro
Já no domingo (30) acontece uma restrição maior no funcionamento dos estabelecimentos, onde só podem funcionar: farmácias e drogarias; serviços de saúde; serviços de segurança e vigilância; serviços de delivery exclusivamente para alimentação pronta, gás de cozinha e água; órgãos e profissionais de comunicação; serviços e rituais religiosos; e situações comprovadas de urgência e emergência.
O descumprimento do decreto, por qualquer estabelecimento, serviço e atividade que esteja em funcionamento ou que não esteja permitido funcionar resultará na aplicação de multas, intervenção total da atividade e cassação de alvará de localização e funcionamento.
A fiscalização das medidas será exercida pela Guarda Civil Municipal e Vigilância Sanitária Municipal, em articulação com os serviços de Vigilância Sanitária Federal e Estadual, e com o apoio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito – STRANS, da Polícia Militar, da Polícia Civil e da Secretaria de Transportes – SETRANS/PI.
Mudança
O prefeito tem mantido essas medidas restritivas desde o início de julho, onde todos os finais de semanas estavam com medidas restritivas, não sendo autorizado o funcionamento de supermercados, mercados e postos combustíveis com o objetivo de diminuir a disseminação do novo coronavírus e aumentar o isolamento social.
Agora o prefeito decidiu flexibilizar no sábado, já que os índices de contaminação estão sendo reduzidos, mas manteve as retrições no domingo. Julho foi o mês considerado como o pico da doença na cidade de Teresina.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Firmino Filho autoriza o funcionamento de mais serviços de saúde
Firmino Filho assina decreto que flexibiliza atividades comerciais aos sábados
Firmino Filho vai assinar decreto flexibilizando setores aos sábados
Ver todos os comentários | 0 |