A promotora Itanieli Rotondo Sá, do Ministério Público do Estado do Piauí, instaurou um procedimento administrativo com o objetivo de acompanhar a criação e o funcionamento de centros de referência para atender e tratar demandas da covid-19 nos 13 municípios que compõem a Comarca de Picos. O procedimento foi publicado no Diário Oficial de 24 de julho.
A fiscalização vai acontecer nos municípios de: Picos, São José do Piauí, Santana do Piauí, Dom Expedito Lopes, Sussuapara, Aroeiras do Itaim, Geminiano, Monsenhor Hipólito, Francisco Santos, Santo Antônio de Lisboa, Bocaina, São João da Canabrava e São Luís do Piauí.
- Foto: Brunno Suênio/GP1Ministério Público do Piauí
Segundo a promotora, a criação dos centros de referência é importante pois existe um “aumento da demanda por atendimento em postos de saúde e hospitais tem sobrecarregado unidades de saúde no Brasil e em todo Estado, que sofrem com a falta de profissionais, leitos disponíveis, medicamentos e outros insumos essenciais”.
Ela ainda destacou que “o fluxo de pacientes tem crescido vertiginosamente, face às estatísticas nacionais, da capital do Piauí e dos Estados limítrofes do Ceará e Maranhão e as informações do Hospital Regional da Luz de que se encontra em dificuldade para fechamento da escala de profissionais, situação que pode sobrecarregar o serviço de saúde, por falta de médicos nos 16 municípios que compõem a Comarca, que são encaminhados para Picos”.
Os municípios citados no procedimento vão ter o prazo de 72 horas para apresentarem informações, acompanhadas de documentação comprobatória, acerca da criação e funcionamento de centros de referência para atender e tratar demandas de covid-19, com oferecimento de atendimento e assistência em saúde especializados.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Piauí registra 1.243 mortes e 46.044 casos confirmados de covid-19
Cem pacientes deixaram o Hospital Justino Luz após vencerem a covid-19
Deputada Rejane Dias anuncia que o pai se curou do novo coronavírus
Ver todos os comentários | 0 |