O prefeito de Dom Expedito Lopes, Valmir Barbosa, decidiu manter o fechamento do comércio até 30 de junho e a suspensão das aulas até o dia 31 de julho. O decreto de nº 14/2020 foi publicado no Diário Oficial dos Municípios de 22 de junho.
No decreto, o prefeito afirmou que as medidas são necessárias, pois ocorreu um “aumento exponencial nos últimos dias no município de Dom Expedito Lopes dos casos confirmados, em monitoramento e hospitalizados da covid-19”. O município já tem 28 casos confirmados da doença.
- Foto: José Maria Barros/GP1Prefeito de Dom Expedito Lopes, Valmir Barbosa
Valmir Barbosa explicou que existe uma limitação da capacidade de leitos clínicos e de UTI para atender os moradores da região, por isso são necessárias as medidas de isolamento. “A circulação de pessoas, decorrente da reabertura do comércio no município implicará uma sobrecarga de outros serviços, tais como atividades de fiscalização para verificação do cumprimento das condicionantes normativas, implicando sobrecarga desnecessária de suas capacidades, com ampliação do risco de contágio”, afirmou o prefeito.
Com isso, as suspensões das atividades da indústria, comércio, logística e social ficam mantidas até o dia 30 de junho, enquanto as aulas presenciais ficam suspensas até o dia 31 de julho.
Também fica suspensa a feira livre do município aos domingos e feriados, salvo as operações delivery e a venda de carnes apenas aos sábados.
Decisão do governo
O governador Wellington Dias (PT) informou na segunda-feira (22) que prorrogou até o dia 6 de julho o decreto que mantém o fechamento das atividades comerciais, após uma pesquisa constatar que ocorreu um aumento na transmissão da doença no Piauí.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Cerca de 50 policiais penais contraíram coronavírus no Piauí
Saiba quais as cidades do Piauí registram mais casos de coronavírus
Kleber Montezuma é diagnosticado com o novo coronavírus
Ver todos os comentários | 0 |