O prefeito de Picos, Padre Walmir (PT), é o primeiro prefeito do Piauí a anunciar a reabertura das atividades econômicas no município. Em decreto assinado nesta quinta-feira (21), o prefeito anunciou a reabertura gradual a partir do dia 8 de junho, iniciando pelas lojas de autopeças e de material de construção e concluindo em 29 de junho com a reabertura de bares e restaurantes.
O decreto de reabertura das atividades econômicas foi assinado dois meses depois da determinação de Padre Walmir de suspender o funcionamento do comércio na cidade por conta da pandemia do novo coronavírus (covid-19).
Saiba como vai ocorrer a reabertura do comércio em Picos:
A partir de 8 de junho
Terça, Quinta e Sábado – 8h às 14h: Óticas, lojas de embalagens.
Terça, Quinta, Sexta e Sábado – 14 às 20h: Autopeças, motopeças, oficinas, borracharias e lojas de material de construção.
Terça, Quinta, Sexta e Sábado – 14h às 20h: Salão de beleza e clínicas de estética (obrigatoriamente com horário marcado).
A partir de 15 de junho
Segunda, Quarta e Sexta – 8h às 14h: Relojoarias, joalherias, perfumes, confecção, calçados, tecidos, papelaria, informática, móveis e eletros.
Terça, Quinta e Sábado – 8h às 14h: Mercado e feira livre, floricultura, jardinagem, demais não especificados.
A partir de 22 de junho
Quarta, Quinta, Sexta e Sábado – 8h às 20h: Academias, Shopping (exceto praça de alimentação).
A partir de 29 de junho
Quarta, Quinta Sexta e Sábado – 12h às 20h: Bares, clubes, restaurantes, praça de alimentação do shopping.
Prococolo de distanciamento social
Ainda de acordo com o decreto, as atividades econômicas deverão respeitar os protocolos de convivência e de distanciamento social voltados ao combate da covid-19, como:
- Disponibilização de álcool em gel 70% e/ou produtos similares de esterilização, para utilização pelos clientes e consumidores;
-uso obrigatório de máscaras pelos funcionários que atendem ao público em geral, bem como pelos usuários do estabelecimento comercial.
- Funcionamento dos locais com atendimento ao público será permitido com lotação máxima de 50% de sua capacidade normal, observando o distanciamento mínimo de 1,5m (um metro e meio) entre uma pessoa e outra;
- Em caso de utilização de máquinas eletrônicas de pagamento via cartão de débito ou crédito, a superfície da mesma deverá ser higienizada após cada uso, de forma a se evitar a transmissão indireta;
- o procedimento de higienização deverá também ser realizado em todos os demais equipamentos utilizados no atendimento dos clientes.
- Todos estabelecimentos devem dar total publicidade das regras e recomendações de prevenção, com enfoque principal à necessidade de manter distanciamento entre as pessoas, por meio de cartazes ou painéis explicativos que devem estar bem visíveis e distribuídos nas áreas de operação das respectivas atividades.
Aulas da rede municipal
De acordo com o decreto, as aulas presenciais da rede pública municipal de ensino, inclusive das aulas do Cursinho Pré-Vestibular Municipal Professor José Bispo e também da rede privada de ensino seguem suspensas até o dia 30 de junho.
Atividades culturais
A realização das atividades coletivas ou eventos (culturais, esportivos, artísticos, religiosos, shows) e demais atividades de
qualquer natureza que ocasionem aglomeração de pessoas também permanecem suspensas até 30 de junho.
Concursos e nomeações
O prazo do concurso público Edital no 001/2015, realizado pela Prefeitura de Picos, bem como a concessão de progressões, promoções, mudanças de classes e de nível de servidores públicos do Município de Picos estão suspensos por 60 dias.
Também ficam rescindidos os contratos temporários e excepcionais dos cargos de motoristas, secretários de escola, auxiliar de serviços gerais, professores, diretores e merendeiras lotados na Secretária Municipal de Educação.
Wellington Dias também sinalizou abertura do comércio
O governador Wellington Dias prorrogou, na noite desta quarta-feira (20), o decreto que mantém o fechamento do comércio até o dia 7 de junho, no entanto sinalizou a reabertura das atividades econômicas em todo o estado do Piauí para o próximo mês.
"Destaco já a sinalização para retomada [das atividades econômicas]. O diagnóstico, a avaliação, é que, como era previsto, ainda essa semana nós ainda vivemos momento de crescimento no Brasil e no Piauí, a perspectiva é que na próxima semana também, mas que já no início de junho há uma possibilidade de estabilização, caminhado se Deus quiser o Brasil e o Piauí para a queda dos indicadores de crescimento na disseminação e transmissibilidade do coronavírus", colocou.
Decreto estadual já dura mais de dois meses
No Piauí, o comércio está fechado desde o dia 19 de março, totalizando 62 dias de fechamento. Com a prorrogação do decreto até o dia 7 de junho, serão 80 dias de suspensão das atividades econômicas no estado.
Confira o decreto na íntegra abaixo ou clicando aqui
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Padre Walmir prorroga fechamento do comércio de Picos até 7 de junho
Wellington Dias mantém fechamento do comércio até o dia 07 de junho
Ver todos os comentários | 0 |